Lesson 1, Topic 1
In Progress

Fatores Adjuvantes e Prevenção

Ao contrário do azoto, que atuando como solvente numa mistura de gás respirável diminui os efeitos tóxicos do oxigénio, outros gases e fatores contribuem para que o mergulhador seja mais suscetível a este tipo de intoxicação.

O DIÓXIDO DE CARBONO

Este gás tem papel preponderante no aparecimento das convulsões quando presente em percentagem elevada simultaneamente com altos níveis de oxigénio.

Sendo um vasodilatador por excelência permite que o oxigénio atinja com maior facilidade todos os tecidos do corpo humano incluindo o CNS, facilitando o aparecimento da intoxicação por este gás.

Para evitar o seu aparecimento anormal é pois, fundamental que o mergulhador tenha sempre presente os procedimentos a adotar durante o mergulho de modo a que as trocas gasosas ao nível alveolar se façam nas melhores condições.

A inalação de oxigénio a uma pressão parcial inferior a 1,4bar também contribui para que este seja muito melhor tolerado evitando-se assim o perigo duma intoxicação.

TEMPERATURA

Quer o calor (vasodilatação), quer o frio (vasoconstricção) são fatores que contribuem, o primeiro, com o aumento da circulação, para um maior aporte de oxigénio aos tecidos, o segundo com a diminuição da circulação, para um menor aporte dos gases ao nível alveolar, neste caso o dióxido de carbono, potenciando assim o aparecimento da intoxicação pelo oxigénio.

DESIDRATAÇÃO

Outro fator não menos importante é a desidratação, pois o défice de água torna o sangue menos fluído, traduzindo-se numa maior dificuldade nas trocas gasosas.

Nesta conformidade, é essencial que o mergulhador esteja bem hidratado durante o mergulho, pelo que deverá beber muita água (ou bebidas isotónicas) antes do seu início.

PREVENÇÃO

Podemos, pois, enunciar quais as precauções que um “mergulhador nitrox” deve tomar para prevenir a intoxicação pelo oxigénio:

  1. Limitar a pressão parcial (Pp) do oxigénio respirado a 1,4bar
  2. Respeitar os limites impostos pelas tabelas utilizadas
  3. Manter o equilíbrio térmico normal
  4. Evitar esforços debaixo de água
  5. Manter o controlo da respiração – Nunca se deixar controlar pela respiração
  6. Não mergulhar se estiver cansado, com problemas de saúde ou outros
  7. Beber muitos líquidos (água de preferência) antes do mergulho