Exercícios à Superfície
Há determinados exercícios que são realizados à superfície mesmo sem a utilização do escafandro.
Entre outros contam-se o treino da natação com barbatanas, o nadar com o tubo, alguns exercícios de técnicas de salvamento, etc.
Alguns destes exercícios podem ser controlados pelo instrutor ao longo da borda da piscina, sobretudo se este tiver um assistente que possa demonstrar como corrigir os erros técnicos.
A importância de uma boa aprendizagem inicial dos exercícios básicos deve ser a preocupação principal do instrutor. que não deve poupar-se a esforços para a obter, pois o à-vontade e a boa técnica na realização desses exercícios manifestada pelos alunos tornarão os restantes exercícios muito mais fáceis de realizar.
Podemos salientar entre outros uma boa técnica de natação com barbatanas, o tirar água da máscara em imersão e expulsar a água do tubo à superfície.
O instrutor deve ser perfeito ao fazer a correta demonstração destes exercícios para que não subsista qualquer dúvida nos seus alunos.
O aluno aprenderá com mais facilidade a execução de determinado exercício se este for decomposto em vários níveis de aprendizagem de relativa facilidade, que finalmente reunidos, se transformarão no exercício que se pretende executar.
O estabelecimento de uma ligação entre um exercício já conseguido e outro que se pretende conseguir tornar-se-á cada vez mais intuitivo, mas só se obtém com muito treino e persistência da parte do aluno e, indubitavelmente, do seu instrutor.
ÁGUAS CONFINADAS
Alguns cursos exigem que determinados exercícios sejam feitos à superfície, tais como a aproximação dum mergulhador acidentado e seu reboque no Curso de “Rescue Diver”.
A utilização do tubo à superfície (expulsão da água) é um exercício que também poderá ser treinado no mar, durante o percurso até ao local de imersão.
A utilização da bússola pelo aluno, para se dirigir para um local de imersão, é outro exercício que pode ser praticado à superfície, após o aluno ter adquirido os conhecimentos necessários para a sua utilização, podendo nessa altura o instrutor corrigir verbalmente possíveis erros durante o percurso tais como maneira incorreta de segurar o aparelho, o cuidado a ter para manter o rumo etc..