Lesson 1, Topic 1
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Estações de Enchimento

Uma estação de enchimento, reduz-se, na grande maioria dos casos, a um compressor com um sistema de mangueiras acoplado.

Quando falamos em estação de enchimento não nos referimos aos compressores de pequena potência, que na generalidade apenas possuem uma ou duas mangueiras de enchimento, mas sim a compressores de potência mais elevadas com saídas múltiplas instalados em locais destinados para o efeito. Estes compressores de grande potência têm normalmente acoplado um painel de enchimento onde se encontram as torneiras e mangueiras de enchimento, às quais são ligadas diretamente as garrafas.

O ideal é fazer uma separação entre a unidade compressora e o painel de enchimento, interligados por tubos de aço inox para alta pressão (sem costura), pois o operador e os donos das garrafas ficam afastados do barulho e do calor libertado pelo compressor.

Os painéis de enchimento mais recentes possuem saídas para 200 e 300bar, com o dispositivo de ligação à garrafa do sistema DIN preparado para não permitir a ligação das garrafas de 200bar às saídas de 300bar.

RAMPA DE ENCHIMENTO

Uma versão mais completa de estação de enchimento inclui a chamada rampa de enchimento, que é um conjunto de garrafas de grande capacidade (normalmente de 50 a 300l) que permitem o armazenamento de um grande volume de ar comprimido, possibilitando assim o enchimento de várias garrafas num curto espaço de tempo. Neste sistema, o carregamento das garrafas da rampa pode ser feito em qualquer altura, de modo a que estejam carregadas sempre que seja necessária sua utilização. As válvulas existentes no painel de enchimento têm normalmente um manípulo do tipo alavanca, ao contrário das que se utilizam nos compressores de pequena potência, que é do tipo rotativo.

OPERAÇÃO DE ESTAÇÕES DE ENCHIMENTO

O produto final de uma estação de enchimento, o ar, deve ser da melhor qualidade, respeitando a norma DIN 3188 utilizada na Europa, que define os vários parâmetros que caracterizam a pureza do ar.

A análise do ar é feita utilizando um equipamento portátil, sobre amostras de ar recolhidas à saída do compressor, utilizando reagentes químicos adequados aos vários componentes a analisar.

Os parâmetros do ar devem ser vigiados mediante uma cuidadosa análise periódica à saída do compressor e só podem ser mantidos com uma correta manutenção do compressor e componentes da estação de enchimento

PROCEDIMENTOS PARA O ENCHIMENTO DE GARRAFAS

Antes de iniciar o processo de enchimento há que verificar e os seguintes pontos:

  • Ver o nível do óleo do compressor.
  • Procurar qualquer origem de emissão de gases nocivos, provenientes de motores de combustão ou de produtos químicos, existentes na proximidade.
  • Verificar o estado de conservação do revestimento das mangueiras de enchimento (por palpação, a malha não se deve notar sob o revestimento exterior).
  • Prestar particular atenção à ligação da mangueira ao dispositivo de enchimento, verificando se a borracha está gretada ou afectada de forma a que permita a entrada de humidade, que poderá enferrujar a ligação ao dispositivo de enchimento, tornando-a frágil e potencialmente perigosa.
  • Ver se a válvula de enchimento está bem fechada e nunca a abrir sem estar ligada à garrafa, pois a descarga de ar sob pressão fará com que a mangueira chicoteie, podendo atingir alguém que esteja perto.
  • Verificar a data da última prova hidráulica da garrafa e a sua pressão de serviço.

FASES DE ENCHIMENTO

1º Ligar a mangueira de enchimento à garrafa com a válvula de enchimento fechada.

2º Ligar o compressor e esperar que a pressão atinja a pressão de trabalho.

3º Abrir a válvula de enchimento.

4º Abrir a torneira da garrafa.

5º Atingida a pressão de serviço da garrafa, desligar o compressor.

6º Fechar a torneira da garrafa.

7º Fechar a válvula de enchimento e purgá-la.

8º Desligar a mangueira de enchimento da garrafa.

ARREFECIMENTO DAS GARRAFAS DURANTE O ENCHIMENTO

Vimos que ao comprimir o ar surge um excesso de vapor de água dentro da garrafa . O arrefecimento da garrafa durante o enchimento provoca a condensação desse vapor de água que se vai acumulando e é prejudicial para o material.

EXEMPLO

No reservatório encontram- se 2.000l de ar à temperatura de 20ºC e à pressão de 1bar, com uma humidade relativa de 60%. Nesta situação estão contidos no reservatório 20,81g de água, sob a forma de vapor.

Ao comprimir o ar a 200bar, a temperatura de descarga atinge cerca de 40ºC e ficam retidos 20,3g de água nos sistemas de retenção de condensados do compressor. Após a filtragem só através de carvão ativado, isto é, sem secagem, o ar no interior da garrafa contém 100% de humidade relativa. A quantidade de vapor de água existente na garrafa é 0,51g.

Se arrefecermos a garrafa em água fria a 10ºC, a humidade na garrafa continua a ser 100% mas nestas condições apenas 0,1g de água ficam sob a forma de vapor de água. Os restantes 0,41g ficam condensados na garrafa sob a forma de água, que irá contribuir, ao fim de sucessivos enchimentos, para que o interior da garrafa enferruje rapidamente.