Lesson 1, Topic 1
In Progress

Equipamento

Quando se questiona um mergulhador sobre o equipamento a levar para um mergulho noturno, a resposta imediata será: “uma lanterna !”

Mas devemos adequar todo o nosso equipamento de acordo com a nossa utilização e manuseado de acordo com as condições do mergulho noturno.

O “octopus”, ou segundo regulador, deverá ser facilmente identificável, poderá apresentar mangueiras florescentes e colocado debaixo do pescoço com um elástico (bungee) ou dentro do triângulo formado pelo queixo e a linha da cintura. Independentemente da escolha, o seu companheiro de mergulho deverá saber qual a configuração de equipamento que irá utilizar durante o mergulho.

Os instrumentos de consulta (manómetros, bússolas, profundímetros, etc) deverão ser luminosos ou fluorescentes. Os instrumentos que ficam pendurados deverão estar presos ao colete (boltsnap e double enders). Esta precaução é importante pois, como a perceção dos obstáculos é menor, os instrumentos podem ficar presos ou sofrer pancadas que os danifiquem.

A sinalização sonora em combinação com a luminosa não deve ser descurada para, à superfície, tornar mais fácil a nossa localização pelo barqueiro, companheiro de mergulho, etc.

ATENÇÃO

NÃO USAR EQUIPAMENTO QUE NÃO ESTEJA HABITUADO!

O EQUIPAMENTO TEM DE SER FAMILIAR PARA O MERGULHADOR, POIS O SEU MANUSEAMENTO DEVE SER EXECUTADO DE “OLHOS FECHADOS”