Lesson 1, Topic 1
In Progress

Efeitos Negativos do Oxigénio

Respirando oxigénio a 100% com uma pressão ambiente elevada podem surgir efeitos tóxicos. Existem duas formas de intoxicação pelo oxigénio:

  • Neurológica (SNC – Sistema Nervoso Central)
  • Pulmonar

Os efeitos tóxicos sobre o SNC manifestam-se sob a forma de convulsões e pode surgir quando o oxigénio é respirado em altas concentrações a uma pressão superior a 1 atmosfera absoluta (hiperbárico).

A intoxicação pulmonar manifesta-se por lesões do tipo inflamatório ao nível dos alvéolos pulmonares. É necessário respirar prolongadamente (horas a dias) concentrações elevadas de oxigénio para surgir toxicidade pulmonar. Em indivíduos com um aparelho respiratório normal, os efeitos da toxicidade pulmonar do oxigénio demoram muito tempo a aparecer, daí que não constitui preocupação para o socorrista que irá administrar os primeiros socorros com oxigénio.

Em condições respiratórias normais é suficiente uma concentração de 21% a 1 atmosfera de pressão para satisfazer as necessidades normais de oxigénio. Se a concentração no ar respirado diminui, algumas funções do organismo podem ficar afetadas. Sabemos que o sistema nervoso, sobretudo o cérebro, e o músculo cardíaco são os tecidos mais sensíveis à falta de oxigénio. Em resposta à hipoxia, ou à falta de oxigénio nos tecidos, o organismo aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial num esforço para transportar mais oxigénio a partir dos pulmões.