Lesson 1, Topic 1
In Progress

Efeitos do Frios nos Equipamentos

Congelamento do Regulador

  • Pode ocorrer em regiões de água fria
  • Reguladores de alta qualidade têm características que previnem o congelamento
  • Ocorre devido a alterações na pressão e volume do ar
  • Podem ocorrer dois tipos de congelamento

O congelamento do regulador é um problema comum, que pode ocorrer em zonas de águas frias. Os Sistemas de Fornecimento de Ar de alta qualidade dispõem geralmente de características para prevenir que isto aconteça, mas existem situações especiais em que mesmo assim pode acontecer. Como mergulhador, tem de estar preparado para que esta situação aconteça quando mergulha em águas frias. Lembre-se que os reguladores são construídos com um sistema “à prova de falhas”, por isso, sempre que algo errado aconteça, estes entregarão um fluxo de ar contínuo. É possível respirar por um regulador em fluxo contínuo e atingir a superfície em segurança e sem muitos problemas.

Agora, vamos responder às perguntas de como e porque é que um regulador congela. Quando o mergulhador respira, força a que o ar do cilindro passe através do regulador. Durante este processo, o ar comprimido expande-se rapidamente, no primeiro e segundo estágio. Quanto mais fundo o mergulhador estiver, mais ar é necessário por respiração, devido à pressão em seu redor.

Devido a um processo físico, quando o ar se expande, retira energia do que está à sua volta – geralmente energia térmica. Isto significa que durante o processo de expansão, a água em redor do regulador é arrefecida, especialmente a que está próxima do primeiro estágio, onde a queda de pressão é maior. Pode simular esta situação em terra, abrindo um pouco a válvula do cilindro durante 30 segundos e sem ter um regulador conectado. Irá verificar que a válvula se torna tão fria como gelo. Acontece o mesmo debaixo de água, só que neste caso o regulador está rodeado por água.

Existem dois tipos diferentes de congelamento do regulador – interno e externo. Ambos podem ocorrer debaixo de água, mas o congelamento interno pode ser geralmente evitado, ao utilizar equipamento bem cuidado e assegurando-se que se utilizam compressores de alta qualidade e bem revistos, para encher as garrafas.

Congelamento Externo

  • Ocorre nos primeiros ou segundos estágios
  • Reduz o funcionamento dos componentes internos
  • Ocorre em água muito fria ou em períodos de grandes consumos de ar
  • O kits de proteção ambiental previnem o congelamento externo
  • É prevenido com respiração lenta e suave durante a insuflação do colete ou do fato seco

O congelamento externo significa que a água em torno do primeiro ou segundo estágio começa a congelar, o que pode bloquear algumas partes, como o pistão móvel ou a mola do diafragma. Este tipo de congelamento pode ocorrer quando a água está extremamente fria e/ou uma grande quantidade de ar é consumido em maior fluxo do que o normal. Se mergulhar em águas extremamente frias, estará mais próximo do ponto de congelação do que se mergulhar em águas mais quentes, aumentando assim a possibilidade de congelamento do regulador. Seja cuidadoso quando mergulhar em áreas com uma significante termoclina, pois esta pode ser mais quente a profundidades menores do que a profundidade a que vai mergulhar.

Quando estiver a consumir uma grande quantidade de ar, estará a criar uma súbita queda da temperatura em redor dos estágios do seu regulador, o que pode resultar em congelamento. Isto pode acontecer quando infla o seu compensador de flutuabilidade ou fato seco e respira rapidamente ao mesmo tempo.

Alguns fabricantes de qualidade oferecem kits separados para o uso dos primeiros estágios de reguladores em águas frias. Estes kits garantem uma proteção térmica adicional de algumas partes específicas do primeiro estágio, para evitar o seu congelamento. Alguns exemplos destas proteções incluem: revestimento da superfície do pistão, vedantes adicionais para evitar o contato com a água de determinadas peças e tampas adicionais de proteção ambiental. Se planeia mergulhar em águas frias, visite o seu Centro de Mergulho SSI e prepare o seu sistema de Fornecimento de Ar para este novo desafio.

Além de usar estes elementos fornecidos pelos fabricantes, como os kits de proteção para águas frias, o congelamento externo pode ser evitado ao adotar uma respiração lenta e suave, durante o uso dum fato seco, ou durante a inflação do compensador de flutuabilidade.

Congelamento Interno

  • Tipicamente provocado pela humidade do gás respirado
  • Passagens internas de ar congelam, impedindo o funcionamento
  • Alguns componentes podem congelar, provocado débito contínuo
  • Mais provável de acontecer que o congelamento externo

O congelamento interno é geralmente causado por demasiada humidade no ar do cilindro. Uma alta concentração de humidade pode condensar e as passagens internas de ar podem congelar.

Algumas peças, como o pistão do primeiro estágio ou as molas do diafragma, podem congelar numa posição aberta, produzindo um fluxo contínuo no segundo estágio. Este tipo de congelamento é ainda mais provável de acontecer do que o congelamento externo, já que pequenos cristais de gelo são suficientes para causar um mau funcionamento dentro do regulador.

As razões para o congelamento interno são as mesmas que para o congelamento externo, mas o congelamento interno pode ser evitado muito mais facilmente. Use apenas ar seco e filtrado, de um compressor de alta qualidade, fornecido pelo seu Centro de Mergulho da SSI.

Utilize regularmente o Programa de Manutenção de Equipamentos da SSI, para assegurar que o seu Sistema Total de Mergulho tem o melhor rendimento possível, mesmo em condições mais adversas.