Determinação do Peso de Lastro

A fim de compensar a flutuabilidade do nosso corpo e fato seco na água, precisaremos de lastro e geralmente mais do que usamos com um fato de mergulho húmido ou semiseco, devido ao maior volume ocupado, roupa interior térmica e o ar no interior do fato seco.
Quando mergulharmos devemos apresentar apenas o volume de ar dentro do fato seco que nos mantenha confortáveis e sem sentirmos o esmagamento ou colapso do fato sob o nosso corpo. O volume no interior do fato nunca deve comprometer a nossa flutuabilidade, sendo o colete hidrostático o equipamento que devemos utilizar para controlar a nossa flutuabilidade e nunca apenas o fato seco.
No regresso à superfície a flutuabilidade do mergulhador deve ser ligeiramente negativa quando o fato seco e colete hidrostático estão completamente vazios, sendo a justificação para este aspeto a perda de peso da mistura respiratória da garrafa consumida, ao longo da imersão.
É essencial calcular corretamente a quantidade de lastro, tendo em conta que peso excessivo de lastro é uma potencial causa de acidentes, uma vez que iria necessitar de uma maior quantidade de ar no colete hidrostático e fato seco, podendo tornar-se problemático o controlo da flutuabilidade e a velocidade de subida.
O excesso de lastro também é desconfortável por sobrecarregar as costas durante o mergulho.
PROCEDIMENTO
Para calcular a quantidade de lastro necessário, deverá realizar o seguinte procedimento em águas confinadas:
- Mergulhar até a uma profundidade de 3 metros com uma garrafa contendo apenas a pressão de reserva. Ao descer deverá insuflar a quantidade de ar ideal dentro do fato seco para evitar o esmagamento do fato, até atingir os 3 metros.
- Deverá levar uma quantidade de peso de lastro ligeiramente superior, e ter o seu colete hidrostático completamente vazio.
- Com a ajuda do seu companheiro de mergulho, irá remover gradualmente o lastro até atingir uma flutuabilidade entre o neutro e o ligeiramente negativo.
Desta forma iremos encontrar o peso de lastro necessário para realizarmos a paragem de segurança a 3m. Este peso de lastro será equivalente à quantidade de lastro necessária para compensar a impulsão resultante do volume total do mergulhador, onde o volume total corresponde à soma do:
- volume do corpo do mergulhador
- volume do equipamento (roupa interior, tanque, fato, etc.)
- volume de ar contido no fato