Definição de Objetivos
A definição correta de objetivos é importante por três ordens de razões:
- Porque nos define os temas e conteúdos a lecionar
- Porque nos permite a escolha dos métodos e técnicas a utilizar
- Porque nos fornece referências e critérios para a avaliação
Um objetivo corretamente definido descreve:
- As condições nas quais o comportamento desejado se deve manifestar
- O conteúdo da intenção pedagógica
- Uma atividade do aluno identificável através de um comportamento observável
O instrutor é capaz de lecionar com eficácia uma unidade de ensino-aprendizagem com base numa planificação previamente elaborada, recorrendo à utilização correta de meios audiovisuais de suporte.
TIPOS DE OBJETIVOS
O instrutor deverá preparar a sessão teórica tendo presente que existem vários critérios de sucesso que o aluno deverá cumprir para definirmos como um objetivo alcançado.
Podemos dividir os objetivos em três tipos: 1. Cognitivos, 2. Afetivos, 3. Psicomotores
1. COGNITIVOS
Estão centrados na aquisição de um saber-dizer ou saber-fazer cognitivo.
Exemplo: Perante um dado exercício, o aluno é capaz de aplicar o princípio de Arquimedes.
2. AFETIVOS
Incide na aquisição de um saber-estar.
Exemplo: O aluno é capaz de manter um bom relacionamento com os restantes colegas.
3. PSICOMOTORES
Implica a aquisição de um saber prático, onde o domínio do “mexer”, se revela importante.
Exemplo: O aluno é capaz de utilizar corretamente uma câmara fotográfica.
OBJETIVOS E FASES DE APRENDIZAGEM
A prossecução dos objetivos está diretamente relacionada com os métodos de ensino aprendizagem e com o processo de como as pessoas aprendem. Em termos de processo podemos dividir o processo em quatro etapas:
- Memorização
- Compreensão
- Compreensão/Aplicação
- Análise/Síntese
1. MEMORIZAÇÃO
Nesta etapa o aluno limita-se a decorar (memorizar).
Exemplo: O Princípio de Arquimedes – Um corpo mergulhado num fluido sofre da parte deste a ação duma força vertical.
2. COMPREENSÃO
Nesta etapa o aluno deve compreender o enunciado da lei de modo a relacioná-lo com um facto real.
Exemplo: Compreender porquê, quando está dentro de água, o equipamento fotográfico parece ser mais leve do que quando está fora de água.
3. COMPREENSÃO / APLICAÇÃO
Nesta etapa o aluno deve compreender o enunciado da lei de modo a aplicá-lo na resolução dum facto real.
Exemplo: Calcular o volume dum balão que vai utilizar para poder levantar um objeto com o peso de 50kg.
4. ANÁLISE / SÍNTESE
Nesta etapa (sem dúvida o mais elevado) o aluno deve analisar as condições técnicas dum mergulho de forma a estabelecer uma regra de segurança para o mergulhador.
Exemplo:
Estabelecer como regra que, quando um mergulhador está em dificuldade à superfície, deve encher o colete de mergulho para ficar em flutuabilidade positiva.
O INSTRUTOR DEVERÁ TER O MÁXIMO CUIDADO NA AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DUM ALUNO, NÃO DEVENDO FAZER PERGUNTAS QUE SE INSIRAM NUM NÍVEL DE PROSSECUÇÃO DE OBJETIVOS QUE NÃO FOI TRANSMITIDO AO ALUNO