Lesson 1, Topic 1
In Progress

Definição de Objetivos

A definição correta de objetivos é importante por três ordens de razões:

  1. Porque nos define os temas e conteúdos a lecionar
  2. Porque nos permite a escolha dos métodos e técnicas a utilizar
  3. Porque nos fornece referências e critérios para a avaliação

Um objetivo corretamente definido descreve:

  1. As condições nas quais o comportamento desejado se deve manifestar
  2. O conteúdo da intenção pedagógica
  3. Uma atividade do aluno identificável através de um comportamento observável

O instrutor é capaz de lecionar com eficácia uma unidade de ensino-aprendizagem com base numa planificação previamente elaborada, recorrendo à utilização correta de meios audiovisuais de suporte.


TIPOS DE OBJETIVOS


O instrutor deverá preparar a sessão teórica tendo presente que existem vários critérios de sucesso que o aluno deverá cumprir para definirmos como um objetivo alcançado.

Podemos dividir os objetivos em três tipos: 1. Cognitivos, 2. Afetivos, 3. Psicomotores

1. COGNITIVOS

Estão centrados na aquisição de um saber-dizer ou saber-fazer cognitivo.

Exemplo: Perante um dado exercício, o aluno é capaz de aplicar o princípio de Arquimedes.

2. AFETIVOS

Incide na aquisição de um saber-estar.

Exemplo: O aluno é capaz de manter um bom relacionamento com os restantes colegas.

3. PSICOMOTORES

Implica a aquisição de um saber prático, onde o domínio do “mexer”, se revela importante.

Exemplo: O aluno é capaz de utilizar corretamente uma câmara fotográfica.

OBJETIVOS E FASES DE APRENDIZAGEM


A prossecução dos objetivos está diretamente relacionada com os métodos de ensino aprendizagem e com o processo de como as pessoas aprendem. Em termos de processo podemos dividir o processo em quatro etapas:

  1. Memorização
  2. Compreensão
  3. Compreensão/Aplicação
  4. Análise/Síntese

1. MEMORIZAÇÃO

Nesta etapa o aluno limita-se a decorar (memorizar).

Exemplo: O Princípio de Arquimedes – Um corpo mergulhado num fluido sofre da parte deste a ação duma força vertical.

2. COMPREENSÃO

Nesta etapa o aluno deve compreender o enunciado da lei de modo a relacioná-lo com um facto real.

Exemplo: Compreender porquê, quando está dentro de água, o equipamento fotográfico parece ser mais leve do que quando está fora de água.

3. COMPREENSÃO / APLICAÇÃO

Nesta etapa o aluno deve compreender o enunciado da lei de modo a aplicá-lo na resolução dum facto real.

Exemplo: Calcular o volume dum balão que vai utilizar para poder levantar um objeto com o peso de 50kg.

4. ANÁLISE / SÍNTESE

Nesta etapa (sem dúvida o mais elevado) o aluno deve analisar as condições técnicas dum mergulho de forma a estabelecer uma regra de segurança para o mergulhador.

Exemplo:

Estabelecer como regra que, quando um mergulhador está em dificuldade à superfície, deve encher o colete de mergulho para ficar em flutuabilidade positiva.


O INSTRUTOR DEVERÁ TER O MÁXIMO CUIDADO NA AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DUM ALUNO, NÃO DEVENDO FAZER PERGUNTAS QUE SE INSIRAM NUM NÍVEL DE PROSSECUÇÃO DE OBJETIVOS QUE NÃO FOI TRANSMITIDO AO ALUNO