Lesson 1, Topic 1
In Progress

Controlo das Válvulas

PRÉ-DIVE


Depois de vestir o fato, e antes de entrar na água, deverá esvaziar o mais possível o fato, mantendo a válvula de purga aberta, ou se a válvula for automática deverá regulá-la para a sua dureza mínima, e assumir uma posição corporal que ocupe o máximo de espaço interior do fato, normalmente uma posição de agachamento, onde agarramos os nossos próprios joelhos com os braços. Quando entrar na água poderá ter um pouco de ar, mas não deverá utilizar a válvula de insuflação para obter flutuação positiva.

PROCEDIMENTO

  1. Abrir a válvula de purga
  2. Esvaziar o ar do fato
  3. Entrar na água sem usar válvula de insuflação

IMERSÃO


Em primeiro lugar, ajustar a válvula de purga automática à posição que consideramos ótima de acordo com o nosso sistema de mergulho e as nossas preferências.

De seguida, deverá esvaziar o seu colete de mergulho para iniciar a descida e, se necessário, terminar o esvaziamento do fato seco, colocando a válvula de purga o mais alto possível em relação à posição do seu corpo, deixando a pressão ajudar a esvaziar completamente o fato.

À medida que descemos, e com o aumento da pressão, teremos de começar a insuflar o colete hidrostático e o fato seco com ar no seu interior para evitar que exista um esmagamento e controlarmos a velocidade de descida.

Uma vez alcançado o fundo ou a profundidade do nosso mergulho, ajustamos a quantidade de ar dentro do fato dependendo do nosso conforto e o ar no colete hidrostático para manter a nossa flutuabilidade neutra.

Durante o mergulho vamos ajustar ambos os equipamentos de acordo com as necessidades, e muito importante ter em mente que ao mergulhar com fato seco, passamos a ter dois equipamentos que influenciam a nossa flutuabilidade e que deverão ser controlados.

PROCEDIMENTO

  1. Ajustar a válvula de purga
  2. Esvaziar colete hidrostático e fato seco
  3. Controlar velocidade de descida com ar no colete e ar no fato seco para prevenir esmagamento
  4. Ajustar ar em ambos os equipamentos para obter flutuabilidade neutra

SUBIDA


Durante a subida, terá também de se lembrar que irá controlar tanto o volume de ar no fato como o volume de ar no colete hidrostático. Ao subir com a perda de pressão o ar irá expandir-se dentro do fato, existindo a necessidade de libertar ar através da válvula de purga.

Para libertarmos o ar através da válvula de purga, é necessário que a válvula esteja aberta, ou que o mergulhador liberte ar de forma manual (pressionando a válvula de purga). A técnica para libertação de ar pela válvula de purga, implica que a mesma esteja sempre numa posição mais elevada do que o resto do nosso corpo.

Recomenda-se que antes da subida, o fato seco seja completamente esvaziado e que durante a subida o mergulhador centre a sua atenção no colete hidrostático, não esquecendo que o pouco ar que resta no interior do fato seco irá gradualmente ganhar volume durante a subida.

Assim que chegarmos à paragem de segurança ou à paragem de descompressão, conforme o caso, colocaremos a válvula de purga automática do fato seco com a maior dureza possível, ou seja fechada, para que o fato não se esvazie por pequenas variações de profundidade ou sem querermos pelos nossos movimentos.

Durante a paragem de segurança, podemos insuflar o fato, conforme necessário, para assegurar um conforto e uma flutuabilidade neutra, não existindo qualquer problema se o colete hidrostático estiver completamente vazio.

Para subir à superfície, voltaremos então a colocar a válvula de purga automática na sua posição normal, ou seja aberta, e procederemos à subida, controlando novamente os volumes de ar do fato seco e do colete hidrostático até chegarmos à superfície.

Uma vez na superfície, conseguiremos a nossa flutuabilidade positiva através do colete hidrostático, lembrando que se necessitarmos de realizar um deslocamento à superfície devemos esvaziar o fato seco para diminuirmos o arrasto ao deslocamento.

PROCEDIMENTO

  1. Esvaziar fato seco e abrir válvula de purga
  2. Na paragem de segurança ou patamar, fechar válvula de purga
  3. Antes da subida para a superfície, abrir válvula de purga
  4. Na superfície, encher colete hidrostático e esvaziar fato para deslocamento à superfície