Conselhos para os Socorristas
SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Antes de aprender a utilizar o oxigénio, é fundamental possuir bons conhecimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP). Ser um especialista em RCP não é difícil, mas necessita treino e prática sob orientação de um instrutor certificado. Este manual não é destinado para o Suporte Básico de Vida, mas de qualquer forma é importante relembrar os fundamentos da reanimação cardiopulmonar.
Os três elementos básicos de suporte de vida, depois da avaliação inicial são designados por:
A – AIRWAY
B – BREATHING
C – CIRCULATION
POSIÇÃO DO MERGULHADOR ACIDENTADO
Os mergulhadores acidentados devem ser colocados numa posição adequada.
O mergulhador com sintomas leves que se encontra consciente e não tem problemas respiratórios, deve ser colocado numa posição horizontal confortável, por exemplo deitado de costas com a boca para cima, sobre uma superfície dura.
É importante não obstruir o fluxo sanguíneo. O processo de eliminação do gás inerte está em atividade e se o fluxo sanguíneo é obstruído numa das extremidades do corpo, pode interferir com a desnitrogenação.
O mergulhador com sintomas mais graves, como um grande cansaço, enxaqueca, dor, debilidade, paralisias ou alterações do nível de consciência, requer uma posição mais controlada. O risco da sintomatologia do mergulhador agravar-se existe.
O mergulhador deve ser colocado de forma que em caso de vómito, a via aérea não fique obstruída.
Recomenda-se a posição lateral de segurança, também conhecida por posição de resgate. Coloca-se o acidentado de lado com a cabeça em extensão (se necessário ponha a mão do acidentado por baixo da sua cabeça) e com a perna que fica por cima dobrada de modo a que tanto a anca como o joelho fiquem dobrados em ângulo reto.
Nesta posição se o acidentado vomitar, como a língua se encontra caída para a frente, as probabilidades de a via aérea se manter permeável são muito maiores.
O Socorrista-Administrador de oxigénio deve então retirar a máscara, limpar a via aérea e efetuar de novo a avaliação de ABC, antes de administrar os primeiros auxílios com o oxigénio.
Se é necessário suporte ventilatório ou RCP, o mergulhador acidentado deve estar deitado de costas, isto é, com a boca para cima. O vómito nesta posição é extremamente perigoso e se ocorre, o mergulhador acidentado deve ser colocado rapidamente em posição lateral de segurança, até que a via aérea se encontre livre e a reanimação possa continuar deitado de costas, ou seja, de boca para cima.