Computador de Mergulho

FUNÇÕES
Descendente dos decompressímetros, podemos dizer que o computador de mergulho se comporta como uma “calculadora de tabelas”. Basicamente, o computador de mergulho reúne as funções de profundímetro, relógio e tabela de mergulho e está permanentemente a medir a profundidade, a contar o tempo de mergulho e a fazer os cálculos de acordo com o algoritmo em que se baseia a tabela (Módulo 13-Tabelas).
CARACTERÍSTICAS
Com os avanços da eletrónica, para além das indicações fundamentais durante o mergulho, os computadores de mergulho reúnem todas as funções já encontradas nos profundímetros eletrónicos e ainda mais algumas outras indicações, como o tempo de espera para poder voar, avisos sonoros, bloqueio dos dados quando há erro grosseiro que configure perigo de acidente, etc.
Alguns modelos permitem a ligação a um computador, transmitindo todos os dados armazenados durante o mergulho, permitindo analisar o perfil do mergulho realizado. Um conjunto de informações que simplificam a tarefa dos mergulhadores.
É NECESSÁRIO TER MUITA ATENÇÃO AO ESTADO DA BATERIA (AVISO DE BATERIA FRACA) PARA NÃO CORRER O RISCO DE COMPROMETER UM MERGULHO

MERGULHADORES ONE STAR
No mínimo, um computador de mergulho para mergulhadores One Star deverá ter as seguintes funções:
- Profundidade a cada instante do mergulho.
- Profundidade máxima atingida.
- Tempo de mergulho decorrido num determinado momento.
- Tempo total do mergulho.
- Tempo de mergulho disponível, sem paragens obrigatórias de descompressão.
- Alarme ao desrespeitar a velocidade de subida.

COMPUTADORES DE MERGULHO COM TRANSMISSOR
Estes computadores de mergulho permitem também fazer a gestão do ar disponível através da colocação de um equipamento chamado de transmissor, que é colocado em uma saída de alta pressão diretamente no primeiro andar do regulador. Ganhamos as funcionalidades de:
- A pressão do ar dentro da garrafa.
- O consumo de ar do mergulhador.
- O tempo de mergulho disponível, em função da profundidade e do ar.
Há ainda outras informações disponibilizadas pelo aparelho depois de finalizado o mergulho:
- O intervalo de superfície.
- O tempo de espera até poder voar.
- O tempo que falta para o utilizador atingir o estado normal de saturação de azoto.
- O limite de tempo e profundidade num mergulho sucessivo, em função do intervalo de superfície (Módulo 13 – Tabelas, será esclarecido o significado destas funções).

O MERGULHADOR DEVE LEVAR SEMPRE AS TABELAS OU PLANO DE MERGULHO REGISTADO CASO EM CASO DE FALHA DO COMPUTADOR
RECOMENDAÇÕES
Com um leque tão grande de informações fundamentais para a segurança do mergulhador, o computador é um instrumento precioso, pelo que o mergulhador deve ter o hábito de o consultar com alguma frequência.
O Computador de Mergulho pode ser usado no pulso ou instalado em uma consola, em conjunto com outros instrumentos.
O COMPUTADOR NUNCA DEVE SER EMPRESTADO APÓS TER SIDO UTILIZADO, POIS OS DADOS GRAVADOS ESTÃO RELACIONADOS COM AS IMERSÕES REALIZADAS PELO SEU UTILIZADOR
MANUTENÇÃO
Sendo um aparelho de precisão deve ser tratado com o maior cuidado, devendo ser protegido dos choques, quedas ou qualquer outra agressão mecânica. O computador deve ser lavado em água doce no final de cada mergulho, seco com um pano e guardado em sítio seguro.