Com Ajuda de Enfiamentos

Os mergulhadores têm o hábito de mergulhar em zonas pré-determinadas como um recife ou um naufrágio e têm necessidade de poder localizar esse local sem passar a maior parte do mergulho à sua procura.
Um enfiamento é uma linha imaginária entre dois objetos alinhados em terra e o local de mergulho. Se um mergulhador, há superfície quiser localizar o local onde se encontra poderá realizar vários enfiamentos com objetos em terra. É o cruzamento destas linhas que dará a localização espacial do local de mergulho.
Para realizarmos o registo de um local de mergulho com enfiamentos, temos de:
- Mentalmente traçar uma linha reta desde o local de mergulho e dois objetos fixos que fiquem no alinhamento dessa linha imaginária ou enfiamento.
- Traçar depois outra linha desde o local de mergulho e outros dois objetos fixos que fiquem no alinhamento dessa linha imaginária ou enfiamento.
- No ponto de interseção das duas retas ficará o local de mergulho que queremos registar.
A ESCOLHA DOS PONTOS FIXOS EM TERRA
Quando se tiram enfiamentos sobre um local de mergulho, é necessário escolher referências altas e conspícuas, imobilizadas. Os postes telefónicos, torres, campanários de igreja, árvores, etc., são bons pontos de referência.
Escolha um dos pontos de referência situado junto à borda de água e o segundo, situado diretamente sobre a mesma linha o mais distante possível do primeiro.
Quanto maior for a distância entre os dois pontos mais preciso será o enfiamento.
O ângulo entre as duas linhas retas deve também ser o maior possível pois tal aumenta a precisão da localização.
O REGISTO DOS ENFIAMENTOS
É primordial apontar por escrito todas as direções e desenhar os pontos de referência no momento de tirar os enfiamentos. A memória falha bastante vezes e acabamos por esquecer rapidamente as direções a seguir. Transcreva as direções registadas para o caderno de mergulho.
Tenha também em conta os seguintes aspetos:
- Quando chega à superfície, é possível que tenha existido um desvio do local de mergulho de onde pretendia tirar os enfiamentos, por isso preste muita atenção às correntes. Oriente-se rapidamente e mantenha contacto visual com o local de mergulho, se possível da superfície. A utilização de uma boia pode ser uma grande ajuda até que acabe de tirar o enfiamento.
- Se não poder escolher objetos altos e conspícuos como pontos de referência, utilize arestas verticais de objetos tais como casas, janelas ou fábricas.
- Os enfiamentos devem ser tão precisos quanto possível. Procure objetos que fiquem situados exatamente sobre uma linha reta. Se possível a linha reta traçada poderá conter mais de dois pontos de referência.
- Tire os enfiamentos quando estiver na orla do local de mergulho em vez de os tirar no seu centro. Isto ajudá-lo-á a orientar-se posteriormente e você saberá em que direção avançar para reencontrar a zona.
- Anote a profundidade da zona de mergulho, o dia e hora da maré, a primeira vez que lá mergulhar. Posteriormente, para voltar ao mesmo local, a profundidade poderá ser um dado útil. Quando estiver disposto a voltar a um dado local de mergulho, transcreva as informações correspondentes do seu caderno de mergulho para a placa subaquática, de forma a poder orientar-se debaixo de água. Estude a zona de mergulho a partir de um ponto propício antes de emergir.
COMO VOLTAR AO LOCAL DE MERGULHO COM ENFIAMENTOS
- Verifique a direção e força da corrente, escolha de seguida o ponto de imersão e aproxime-se do local de mergulho.
- Nade ou navegue em direção à zona de mergulho seguindo uma das linhas que traçou mentalmente.
- Siga essa linha reta, verificando frequentemente os pontos de referência e continue a nadar até localizar os pontos de referência da segunda linha previamente traçada que assim corta a primeira.
- Verifique se os pontos de referência que tomou correspondem aos que estão registados. Procure encontrar o local de mergulho, à superfície.
- Antes de descer verifique pela última vez os enfiamentos, para se certificar de que está no local certo. Desça e controle a velocidade ao longo da descida e evite movimentos com as barbatanas para não reduzir a visibilidade junto ao fundo.