Com Ajuda da Bússola – Azimutes
Se pretendermos localizar um local de mergulho não existindo em terra pontos fixos (marcas) que permitam tirar “enfiamentos”, a utilização da bússola permite fazer essa localização ainda que o grau de precisão seja inferior ao obtido com o método dos enfiamentos.
Um dos métodos de localização com a bússola consiste em medir os ângulos em relação ao Norte Magnético formados pelas direções segundo as quais, a partir do local do mergulho se observam dois ou mais pontos fixos existentes em terra.

Tais ângulos (Azimutes) deverão ser registados para posteriormente serem utilizados para a localização do local de mergulho. Se existirem dois pontos que permitam tirar um “enfiamento” estes deverão ser aproveitados para se obter um maior grau de precisão.

Outro método consiste em seguir uma determinada direção/rumo para um local conhecido, por exemplo uma rocha submersa e a partir desse ponto seguir outro rumo definido pela bússola, que nos conduza ao local de mergulho que não foi possível obter a localização exata pelo método dos enfiamentos.

Se não tivermos a certeza de como atingir o local de mergulho seguindo um rumo, podemos introduzir um erro intencional que nos permitirá atingir o lado direito ou esquerdo de uma referência natural artificial submersa que irá servir de referência para a nossa orientação do local de mergulho pretendido.