Lesson 1, Topic 1
In Progress

Certificações de Instrutores

Como já vimos anteriormente, no sistema de formação CMAS, os instrutores estão divididos por áreas e níveis de competências.

Todas as certificações CMAS apresentam sempre a certificação de instrutor respetiva, sendo que algumas podem ser ministradas por Instrutores CMAS One Star, outras apenas por instrutores CMAS Two ou Three Star.

O racional por detrás da relação entre as certificações de praticantes e as certificações de instrutores é fundamentado pelos níveis das certificações, sendo organizadas da seguinte forma:

  • O instrutor CMAS One Star está direcionado para ser assistente do instrutor.
  • O instrutor CMAS Two Star está direcionado para ministrar todas as certificações de nível inicial, avançado e confirmado.
  • O instrutor CMAS Three Star está direcionado para ministrar todas as certificações deformação de instrutores.

Para um melhor entendimento das certificações de Mergulho Recreativo, podemos dividir as certificações de instrutor da seguinte forma:

INSTRUTORES DE CURSOS DE CARREIRA DE PRATICANTES

  • CMAS One Star Instructor e CMAS Two Star Instructor.

INSTRUTORES DE ESPECIALIDADES DE CARREIRA

  • Todas as certificações de especialidades recreativas obrigatórias para progressão de carreira desde One Star Diver a Three Star Diver (SBV reconhecido pela CMAS Portugal, CMAS Oxygen Administration, CMAS Underwater Navigation, CMAS Rescue Diver).

INSTRUTORES DE ESPECIALIDADES ISOLADAS

  • Todas as certificações de especialidades de mergulho recreativo.

INSTRUTORES DE ESPECIALIDADES TÉCNICAS

  • Todas as certificações de especialidades de mergulho técnico.

FORMADOR DE INSTRUTORES – TRAINER

  • Um Instructor Trainer, seja de um curso de praticante, de um curso de especialidade de carreira, isolada recreativa ou de mergulho técnico é obrigatoriamente detentor de uma certificação CMAS Three Star Instructor.

CERTIFICAÇÕES DE ESPECIALIDADES DE CARREIRA

A CMAS internacional para as especialidades de carreira não desenvolveu cartões físicos de certificações de instrutor, apenas de praticantes, estas estão associadas à certificação CMAS One Star Instructor ou CMAS Two Star Instructor.

Estas especialidades sem cartão físico não apresentam curso de instrutor, sendo que o instrutor obtém a sua certificação diretamente após realizar o curso de formação de instrutor CMAS One Star ou Two Star.

Ou seja, o processo de avaliação das certificações das especialidades de carreira que são pré- requisito para frequentar o programa de formação CMAS One Star Instructor está integrado como requisito de aproveitamento dos candidatos a instrutores CMAS One Star e CMAS Two Star.

As certificações de instrutor que não apresentam cursos de instrutores e que são diretamente atribuídas ao Instrutor no final deste concluir com aproveitamento o curso CMAS One Star Instructor são as seguintes:

  • CMAS Snorkel Instructor
  • CMAS Introductory SCUBA Experience

O instrutor CMAS One Star após ter ministrado, sob supervisão, dois (2) cursos CMAS One Star Diver e ter certificado 10 alunos em qualquer curso de praticantes One, Two ou Three Star Diver, tem acesso ao exame de instrutor CMAS Two Star.

O instrutor CMAS Two Star, adquire diretamente as certificações:

  • CMAS Underwater Navigation Instructor
  • CMAS Rescue Diver Instructor

As certificações das especialidade de carreira que o instrutor necessita realizar curso de instrutor são as seguintes:

  • CMAS Oxygen Administration Instructor
  • CPR / FPAS Suporte Básico de Vida Instructor

Em termos de emissão de certificações de instrutores todas as certificações que não apresentam cartão físico de instrutor, têm sempre uma emissão de certificação na plataforma online CMAS Portugal. A estas certificações denominamos de certificações digitais ou virtuais.

ESPECIALIDADES ISOLADAS

  • Todas as certificações de instrutores de especialidades isoladas recreativas ou técnicas apresentam Standards que devem ser consultados de forma a serem conhecidos os requisitos necessários cumprir para a sua obtenção.