Lesson 1, Topic 1
In Progress

Características dos Fatos Secos

Os fatos secos são feitos de um ou mais pedaços de material isolante unidos de forma estanque para que o corpo do mergulhador não entre em contacto com a água. 

Uma multiplicidade de materiais são utilizados no seu fabrico, incluindo neoprene, neoprene de alta densidade, tecido vulcanizado, ou tecido sintético multicamadas (trilaminado).

A impermeabilidade do fato ao corpo é conseguida através do uso de um colar no pescoço e punhos, que são apertados de modo a impedir a passagem de água.

Colar Neoprene
Punho Latex
Punho com Aros

Nos fatos de neoprene, o colar do pescoço e os punhos são normalmente feitos de neoprene microporoso, sendo que os retantes tipos de fatos, normalmente, usam vedantes de latex ou silicone.

As botas são normalmente parte integrante do fato, enquanto que o gorro pode ser preso ao fato ou ser separado.

Outro elemento de importância vital do ponto de vista da impermeabilidade é o fecho, que deve ser robusto, impermeável e o mais flexível possível. A sua adaptação varia de acordo com a marca, modelo do fato seco e será decisivo para a facilidade de vestir o fato. O tamanho do fato seco quando feito à medida, também poderá ter uma influência significativa sobre o preço final do fato seco.

VÁLVULAS


Os fatos secos estão equipados com sistemas de válvulas de insuflação e extração/purga para manter o seu volume constante.

A válvula de insuflação está geralmente localizada à altura do peito e está diretamente ligada, através de uma mangueira, a uma saída de baixa pressão (LP) do nosso 1.º andar do regulador.

Habitualmente é utilizada uma mangueira baixa pressão normal, podendo apresentar um conector sobredimensionado para que possa ser operada com luvas. Alguns fatos utilizam ligações especiais que sobredimensionam as passagens de ar e proporcionam um maior fluxo de ar.

A válvula de extração ou de purga está normalmente localizada no braço esquerdo, abaixo do ombro, e está equipada com um mecanismo de retenção de água para evitar que a água entre no fato durante a manobra de purga. Existem válvulas automáticas, operadas por sobrepressão, reguladas para uma pressão mínima de 0,040 bar, o que significa que a válvula abrirá automaticamente quando a pressão dentro do fato exceder a pressão de 0,040 bar em relação ao meio exterior, sendo que a válvula de purga também tem um sistema roscado que permite a regulação desta pressão. Há também válvulas manuais nas quais a saída de ar é regulada por ação do mergulhador.

Alguns modelos de fato seco podem ter válvulas de purga nos tornozelos, punhos, gorro, capacete, ou nenhuma, como por exemplo fatos secos utilizados por mergulhadores profissionais em águas contaminadas.

BOTAS OU MEIAS


Finalmente, outro elemento importante são as botas, que devem ser resistentes e antiderrapantes, embora hoje em dia existam muitos modelos diferentes, existindo mesmo fatos secos com meias, onde o mergulhador deverá calçar umas botas por cima.