Características do Local para as Aulas de Mar

A profundidade a que as aulas de mar irão ser realizadas deverá ser progressiva de modo a que os alunos se habituem gradualmente a realizarem os exercícios, adquirindo desta forma cada vez mais confiança e competências técnicas debaixo de água.
Por outro lado, há exercícios que sofrem algumas alterações com o aumento da profundidade como por exemplo o controlo da flutuabilidade (quanto mais fundo estamos mais ar temos de introduzir no colete para restabelecer o equilíbrio, o que vai ter consequências durante a subida pois o aumento do volume de ar é mais significativo), pelo que é importante que o aluno se aperceba dessas variações.
É durante estas aulas que o instrutor irá ter a oportunidade de fazer os alunos praticar exaustivamente o controlo da flutuabilidade quer sob a forma de exercícios, quer passeando-se sem deixar que eles toquem no fundo, bem como praticar subidas com paragens a determinados patamares.
O local para a primeira aula de mar deve ser escolhido tendo em atenção que:
- É a primeira vez que os alunos VÃO PARA O MAR, o que significa o início da grande aventura submarina, pelo que o stresse é apreciável.
- A profundidade não deverá aumentar bruscamente, relativamente à profundidade a que o aluno se acostumou na piscina. Os seis metros é uma profundidade aceitável.
- Deve ser abrigado dos ventos, sem correntes, com pouca ondulação, longe da passagem de embarcações
- A proteção térmica deve ser tal que os alunos possam realizar os seus exercícios sem estarem sujeitos à agressão do frio.
- Se a entrada e saída for feita de terra deve ser fácil e não deve oferecer perigos, tais como a rebentação do mar.
- Deve ser perto da costa para no caso de algum dos alunos estar em dificuldade possa ser rapidamente transportado para terra, a não ser que exista uma embarcação de apoio para onde ele possa ser transportado e onde se possa agarrar
- O fundo deve ser plano, de preferência de areia, onde a corrente não se faça sentir, de modo a não levantar suspensão durante a execução dos exercícios e com espaço suficiente para acomodar os alunos e o instrutor
- A visibilidade deve ser razoável, para que os alunos não sintam um grande choque pois estão habituados à visibilidade da piscina que normalmente é boa.
- Caso exista corrente os alunos deverão dispor-se de frente contra ela, para que os sedimentos levantados sejam arrastados para trás.
- Se o ambiente começar a ficar sem visibilidade o instrutor deverá mudar de local procurando uma zona mais limpa.
- Em caso de má visibilidade é preferível que o instrutor aborte a aula para evitar que surja qualquer situação de emergência, como por exemplo um aluno perder-se do grupo.
O INSTRUTOR NUNCA PODE PERDER OS ALUNOS DE VISTA QUAISQUER QUE SEJAM AS CONDIÇÕES EXISTENTES, POIS A SEGURANÇA É O PRINCIPAL FATOR A CONSIDERAR
PROGRESSÃO DAS PROFUNDIDADES
A primeira sessão de águas abertas do curso CMAS One Star Diver é recomendada que tenha uma profundidade entre os 5m e os 10, sendo que as aulas seguintes serão realizadas a profundidades gradualmente maiores. Os locais de mergulho deverão ser escolhidos pelo instrutor de acordo com o progresso realizado pelos alunos, pelo comportamento demonstrado nas aulas anteriores ao longo da qualidade de execução dos exercícios.
AS PROFUNDIDADES DURANTE AS SESSÕES PRÁTICAS EM ÁGUAS ABERTAS DEVEM SER INTRODUZIDAS PROGRESSIVAMENTE ENTRE OS 5m E OS 20m
TEMPERATURA DA ÁGUA
Em águas muito frias é necessário ter cuidado com a execução de determinados exercícios especialmente o tirar água da máscara. A agressão brusca provocada pelo frio pode descontrolar o aluno que o está a executar.
SINALIZAÇÃO E CABO DE DESCIDA
O instrutor deve preparar um cabo de descida, suportado por uma boia à superfície e com uma poita no fundo que não seja facilmente levantada quando os alunos estão agarrados ao cabo durante a descida e a subida. Este cabo deve estar na vertical.
Esta boia deverá ter hasteada a bandeira “A” do CIS para alertar as embarcações que existem mergulhadores na zona, localizando assim o local de mergulho.
Quando o mergulho é feito a partir de uma embarcação NÃO DEVE SER UTILIZADO O CABO DA AMARRAÇÃO para as descidas ou subidas. Deverá existir um cabo de descida e subida.
É OBRIGATÓRIA A EXISTÊNCIA DE UM ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS E DE UM ESTOJO DE ADMINISTRAÇÃO DE OXIGÉNIO