Lesson 1, Topic 1
In Progress

Cálculo da Melhor Mistura – BM

Tal como o nome indica, a melhor mistura (BM) é a que nos permite mergulhar a uma determinada profundidade no limite imposto pelo oxigénio, o que faz também com que a percentagem de azoto seja a mais baixa que é possível garantir.

Para calcular a melhor mistura precisamos saber qual a pressão absoluta no local e convertê-la depois em profundidade.

Como sabemos a lei de Dalton permite-nos calcular a percentagem (%) conhecendo a pressão parcial (Pp) e a pressão absoluta (Pa). Nesta situação a máxima pressão parcial de oxigénio considerada continua a ser 1,4bar.

Se quisermos mergulhar a 28m onde a Pa = 3,8bar

Pa = 1,4 / 3,8 = 0,37

A melhor mistura (BM) a utilizar será um EAN 37.

Se quisermos planear um mergulho em que pretendemos estar o maior período de tempo possível sem efetuar paragens de descompressão, muito simplesmente consultaremos a Tabela EAD e a Tabela Büehlmann 86 o que nos dará um tempo limite de 35 minutos.

Relativamente à toxicidade do oxigénio (Tabela NOAA) o tempo máximo de permanência do mergulho poderá atingir os 150 minutos, ficando este mergulho muito aquém deste valor.

OUTRO EXEMPLO

Um mergulhador quer rentabilizar ao máximo a duração do seu mergulho, sem paragens de descompressão, a 21m de profundidade utilizando um EAN32.

Consultando a Tabela Bühlmann o tempo de mergulho, sem paragens de descompressão, à profundidade pretendida é 35 minutos.

Como estou a mergulhar com EAN32 começarei por converter esta profundidade na profundidade ar equivalente (EAD).

O passo final será ver na Tabela Bühlmann o tempo de mergulho, sem paragens de descompressão, à profundidade de 17 metros.

Isto quer dizer que o meu mergulho com EAN32 a 21 metros, corresponderá a um mergulho com ar a 17 metros (18m), sendo nestas condições o tempo de mergulho sem paragens de descompressão de 51 minutos.