Boia de Superfície
FUNÇÃO
É fundamental que um mergulhador imerso esteja devidamente sinalizado à superfície, para que quem navega (barcos, pranchas de wind-surf, motos de água, etc.) conheça a sua localização e não lhe passe por cima.
Esta sinalização de superfície é, em princípio, a garantia da segurança do mergulhador. Todavia, o desconhecimento de muitos utilizadores do mar deve levar o mergulhador a ter uma atenção redobrada a todos os sinais de perigo à superfície.
QUALQUER EMBARCAÇÃO DEVERÁ GUARDAR UMA DISTÂNCIA MÍNIMA DE SEGURANÇA DE 50 M EM RELAÇÃO À BOIA DE SUPERFÍCIE


CARACTERÍSTICAS
A boia de superfície pode ser esférica ou cilíndrica, de cor amarela, laranja ou vermelha, com o volume mínimo de 10L, e uma bandeira Alfa do Código Internacional de Sinais (CIS). O significado desta bandeira é “mergulhador na água; mantenha-se afastado e navegue a baixa velocidade”.
RECOMENDAÇÕES
A boia deve estar ligada a cerca de 20m de cabo de pequena bitola e deverá ser rebocada pelo mergulhador, ou presa ao fundo. Neste caso, o mergulhador não se deve afastar mais de 50m do local onde deixou presa a extremidade do cabo, mantendo-se assim a sua posição referenciada à superfície.
É conveniente ter um carreto para enrolar o cabo da boia, de modo a que não se embarace no mergulhador.
Quando se mergulha a partir de uma embarcação, esta deve ter içada a bandeira Alfa do CIS a uma altura suficiente para ser visível a 100m de distância.
MANUTENÇÃO
A manutenção destes equipamentos deve ser lavar com água doce, secar e guardar em local protegido.