Lesson 1, Topic 1
In Progress

Boia de Patamar

FUNÇÃO


Esta boia destina-se principalmente a sinalizar o mergulhador durante a subida, quando não está agarrado a um cabo de subida e não tem boia de superfície.

Este equipamento exige cuidados especiais na sua utilização, podendo causar embaraços ao mergulhador menos experiente. Por isso o mergulhador CMAS One Star Diver só deverá utilizá-lo como boia de sinalização, depois de ter chegado à superfície.

CARACTERÍSTICAS


A boia de patamar normalmente é vermelha ou laranja e de forma cilíndrica, com um comprimento entre 150cm e 220cm e cerca de 15cm de diâmetro, e tem preso um cabo com seis metros de comprimento.

O conjunto é transportado numa pequena bolsa que pode ser levada no bolso do colete.

UTILIZAÇÃO


A boia é aberta numa extremidade, por onde o mergulhador introduz ar, colocando o bocal do regulador por baixo e em débito continuo. A boca da boia tem uma cintura de chumbo para ajudar a manter a posição vertical, onde está preso o cabo. Depois de cheia, a boia é largada para a superfície onde emerge quase na sua totalidade. O mergulhador mantém o cabo em tensão para que a boia não se deite, para não perder ar e para ser mais visível.

Atualmente existem bóias de patamar cuja construção elimina o perigo de perderem o ar caso fiquem deitadas.

MANUTENÇÃO


A manutenção destes equipamentos deve ser lavar com água doce, secar e guardar em local protegido.