Avaliação
Toda a avaliação é válida se os critérios forem pertinentes, isto é, se avaliarmos bem o que desejamos avaliar. É essencial a comunicação prévia dos critérios de avaliação a todos os alunos a avaliar, de forma a evitar surpresas e contestações.
Existem três tipos de avaliações que o instrutor irá aplicar ao longo das ações de formações, são elas:
- Avaliação Diagnóstico
- Avaliação Formativa
- Avaliação Sumativa.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICO
Avalia a experiência e a capacidade dos alunos, os seus conhecimentos e habilidades e também as aptidões relevantes para a escolha de alternativas de aprendizagem.
Permite obter indicações sobre conhecimentos, aptidões e interesses, em determinado momento do processo de ensino-aprendizagem, permitindo assim estabelecer objetivos e organizar novas sequências de objetivos se necessário.
AVALIAÇÃO FORMATIVA
Avalia a estrutura do programa, o grau de domínio dos objetivos pelo aluno, como se está a processar a aprendizagem e as causas dos insucessos na mesma.
Permite melhorar o programa, detetar os problemas do ensino-aprendizagem através do retorno dado pelo aluno, de forma a permitir a utilização de outros processos de ensino e analisar os resultados da aprendizagem relativamente aos objetivos.
AVALIAÇÃO SUMATIVA
Avalia em que grau de satisfação ocorreu a aprendizagem e se o mesmo foi ou não efetivo.
Permite concluir se os objetivos gerais foram alcançados, em que extensão o formando atingiu os resultados, concluir das mudanças necessárias ao programa e classificar os formandos no final de um determinado período de ensino-aprendizagem.
- É importante que uma sessão de avaliação não se baseie apenas nos assuntos menos conseguidos e na sua explicação.
- Os alunos têm que ter a noção do seu enriquecimento com a ação de formação em que participaram, e, ao mesmo tempo, a consciência de que devem continuar a sua formação.
A AVALIAÇÃO É UMA APRENDIZAGEM E NÃO UM JULGAMENTO
ANÁLISE COMPARATIVA DOS VÁRIOS TIPOS DE AVALIAÇÃO
TIPOS DE AVALIAÇÃO | DIAGNÓSTICO | FORMATIVA | SUMATIVA |
---|---|---|---|
FINALIDADES | Obter indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses (ou outras qualidades do aluno). Determinar a posição dos alunos no início da formação. Determinar as causas subjacentes de dificuldades de aprendizagem. | Retorno ao professor e ao aluno relativamente ao progresso deste. Detetar os problemas de aprendizagem. Localizar os erros de modo a permitir a utilização de outros processos de ensino. | Classificar os alunos no final de um período relativamente longo ou no final do curso. |
UTILIZAÇÃO | No início de uma unidade de ensino ou do curso. Durante o processo de ensino-aprendizagem quando o aluno revela insistentemente incapacidade para aproveitar o ensino normal. | Durante o processo de ensino aprendizagem. | No final de um período relativamente longo ou no final do curso. |
OBJETIVOS SOBRE QUE INCIDE A AVALIAÇÃO | Pré-requisitos de entrada na ação de formação ou de realização de um módulo mais avançado. | Cada objetivo importante do ou dos módulos. | Uma amostragem representativa dos objetivos considerados. |
ASPETOS A QUE A AVALIAÇÃO DÁ ÊNFASE | As aptidões, interesses, etc., que são pré exigidos ou desejáveis relativamente aos objetivos a atingir. | Resultados da aprendizagem relativamente aos objetivos. Comparação dos diferentes resultados obtidos pelo mesmo aluno. Causas dos insucessos de aprendizagem. | Resultados da aprendizagem relativamente aos objetivos. |
INFORMAÇÃO | Informação global relativamente às capacidades detetadas. Descrição pormenorizada das capacidades reveladas. | Apreciação relativamente a cada objetivo. Identificação, se possível, das origens das dificuldades observadas. | Geralmente global visando uma classificação ou nota. Poder-se-á também considerar uma apreciação relativamente a cada objeto. |
TIPOS DE INSTRUMENTOS | Instrumentos de diagnóstico. | Instrumentos formativos especialmente concebidos. | Provas finais ou sumativas. |