Avaliação da Situação
Perante um acidente acabado de ocorrer (p. ex. um mergulhador á superfície está em dificuldade parecendo necessitar de assistência) pode verificar-se, da parte dos mergulhadores que estão na embarcação, um completo alheamento em relação ao acontecimento.
Uma das funções do “RD” é estar atento a tudo o que o rodeia para numa situação destas poder iniciar todo o processo de salvamento. A avaliação da situação deve ser imediata de modo a estabelecer um plano de ação adequado.

Os elementos a ter em conta para avaliação poderão ser os seguintes:
- qual o estado do mergulhador?
- está consciente ou inconsciente?
- está á superfície ou está a fundar-se?
- está ferido?
- qual a distância a que se encontra?
- tenho alguém que me ajude?
- qual o material que tenho á minha disposição?
- como chamar ajuda?
- quais as condições do local?
- há corrente? em que direção?
- quais os perigos a que se vão expor os salvadores?
Muitos outros elementos poderão ser tidos em consideração, não nos podendo esquecer que cada caso tem as suas situações características e respetivas avaliações.
O “RD” deverá ser capaz de avaliar a situação utilizando todas as fontes disponíveis no momento, de modo a poder elaborar um plano de ação concertado e tudo isto num espaço de tempo muito curto, para que o salvamento seja eficiente.
AVALIAR A SITUAÇÃO CONSISTE SIMPLESMENTE EM SABER QUAIS OS PARÂMETROS A TER EM CONSIDERAÇÃO APÓS CONSTATAR-SE O ACIDENTE E, FACE ÀS CIRCUNSTÂNCIAS, NÃO PERDER MAIS DO QUE UM CURTO PERÍODO A ESTABELECER O PLANO DE AÇÃO A TOMAR.
É PREFERÍVEL DESENCADEAR UMA AÇÃO CORRETA BASEADA NUMA AVALIAÇÃO CONSCIENTE DO QUE TER UMA REAÇÃO RÁPIDA MAS IRREFLETIDA.