Lesson 1, Topic 1
In Progress

Atuação em Caso de Acidente

Em caso de acidente é fundamental agir segundo os procedimentos da cadeia de sobrevivência do mergulhador:

  1. Recuperar o acidentado sem submeter-se a riscos de vida
  2. Proceder segundo o algoritmo do Suporte Básico de Vida (ABC)
  3. Proceder á administração de oxigénio se indicado
  4. Evacuar para uma Câmara Hiperbárica se indicado

Todos os mergulhadores acidentados que apresentam dificuldades respiratórias ou apresentem suspeita de um estado de hipóxia, devem receber oxigénio o mais rapidamente possível.

Perante qualquer acidentado inconsciente devemos assumir que este se encontra em insuficiência respiratória e por tal necessita:

  • Permeabilização da via aérea
  • Avaliação cuidadosa para determinar se necessita de suporte ventilatório
  • Da concentração mais alta possível de oxigénio

SE TEM ALGUMA DÚVIDA, ADMINISTRE OXIGÉNIO. NUNCA POR ALGUM MOTIVO, DEMORE A EFETUAR A ADMINISTRAÇÃO, A UMA PESSOA QUE SE ENCONTRA EM ESTADO DE HIPOXIA.

Posição Recomendada

Coloque o mergulhador acidentado na posição recomendada para os acidentes de mergulho.

Em Caso de Vómito

Se este vomita, retire temporariamente a fonte de oxigénio. Quando o vómito tiver parado, reavalie a via aérea, limpe-a se for necessário, e reinicie a administração de oxigénio o mais rápido possível.

Administrar a Mais Alta Concentração de O2

Administre ao acidentado a mais alta concentração de oxigénio possível, utilizando uma máscara com válvula inspiratória a pedido ou uma máscara com válvulas unidirecionais e bolsa reservatório.

Quando efetuar a administração de oxigénio usando a máscara de válvulas unidirecionais ou a máscara de bolso, o fluxo mínimo utilizado deve ser de 15lpm.

Ajuste o fluxo de forma que o reservatório não fique completamente vazio durante a inspiração.

Deve continuar a administração de oxigénio ao mergulhador acidentado até que este chegue ao lugar onde irá efetuar o tratamento definitivo, ou quando se esgote a fonte de oxigénio.

NUNCA REDUZA O FLUXO DE OXIGÉNIO COM O OBJETIVO DE NÃO ESGOTAR AS RESERVAS.

AS ALTAS CONCENTRAÇÕES DE OXIGÉNIO INSPIRADO, MESMO DURANTE UM CURTO PERÍODO DE TEMPO, CRIAM UM GRADIENTE NECESSÁRIO PARA ELIMINAR O NITROGÉNIO. AS BAIXAS CONCENTRAÇÕES, EMBORA SE MANTENHAM DURANTE UM MAIOR PERÍODO DE TEMPO, NÃO SERÃO TÃO EFICAZES

Convulsões

Se um mergulhador apresenta convulsões, deve retirar a fonte de oxigénio e avaliar o ABC. Quando as convulsões tiverem parado, reinicie a administração de oxigénio o mais rápido possível, assim que terminar o ABC. As convulsões que se dão à superfície, durante a administração de oxigénio, não se devem á intoxicação pelo oxigénio mas sim provavelmente são a manifestação de hipóxia cerebral.

Nunca deixe o mergulhador acidentado sozinho ou sem assistência durante a administração de oxigénio.

Hidratação dos Mergulhadores

Recomenda-se que sejam fornecidos líquidos para os mergulhadores que se encontram conscientes, orientados e que não apresentem sintomas de vómito. Neste caso a água é o líquido mais indicado pela sua rapidez de absorção, poder hidratante e baixo risco de indução de vómito.

NORMAS DE SEGURANÇA PARA O OXIGÉNIO – ADVERTÊNCIAS


  • Use o oxigénio só em áreas bem ventiladas.
  • Apague todas as chamas antes de o usar.
  • Nunca misture o oxigénio com produtos inflamáveis, como os derivados dopetróleo. A mistura destes materiais pode provocar combustão espontânea napresença de grandes concentrações de oxigénio.
  • Pratique com frequência os primeiros socorros, RCP e as técnicas deadministração de oxigénio.