Atuação em Caso de Acidente

Em caso de acidente é fundamental agir segundo os procedimentos da cadeia de sobrevivência do mergulhador:
- Recuperar o acidentado sem submeter-se a riscos de vida
- Proceder segundo o algoritmo do Suporte Básico de Vida (ABC)
- Proceder á administração de oxigénio se indicado
- Evacuar para uma Câmara Hiperbárica se indicado
Todos os mergulhadores acidentados que apresentam dificuldades respiratórias ou apresentem suspeita de um estado de hipóxia, devem receber oxigénio o mais rapidamente possível.
Perante qualquer acidentado inconsciente devemos assumir que este se encontra em insuficiência respiratória e por tal necessita:
- Permeabilização da via aérea
- Avaliação cuidadosa para determinar se necessita de suporte ventilatório
- Da concentração mais alta possível de oxigénio
SE TEM ALGUMA DÚVIDA, ADMINISTRE OXIGÉNIO. NUNCA POR ALGUM MOTIVO, DEMORE A EFETUAR A ADMINISTRAÇÃO, A UMA PESSOA QUE SE ENCONTRA EM ESTADO DE HIPOXIA.
Posição Recomendada
Coloque o mergulhador acidentado na posição recomendada para os acidentes de mergulho.
Em Caso de Vómito
Se este vomita, retire temporariamente a fonte de oxigénio. Quando o vómito tiver parado, reavalie a via aérea, limpe-a se for necessário, e reinicie a administração de oxigénio o mais rápido possível.
Administrar a Mais Alta Concentração de O2
Administre ao acidentado a mais alta concentração de oxigénio possível, utilizando uma máscara com válvula inspiratória a pedido ou uma máscara com válvulas unidirecionais e bolsa reservatório.
Quando efetuar a administração de oxigénio usando a máscara de válvulas unidirecionais ou a máscara de bolso, o fluxo mínimo utilizado deve ser de 15lpm.
Ajuste o fluxo de forma que o reservatório não fique completamente vazio durante a inspiração.
Deve continuar a administração de oxigénio ao mergulhador acidentado até que este chegue ao lugar onde irá efetuar o tratamento definitivo, ou quando se esgote a fonte de oxigénio.
NUNCA REDUZA O FLUXO DE OXIGÉNIO COM O OBJETIVO DE NÃO ESGOTAR AS RESERVAS.
AS ALTAS CONCENTRAÇÕES DE OXIGÉNIO INSPIRADO, MESMO DURANTE UM CURTO PERÍODO DE TEMPO, CRIAM UM GRADIENTE NECESSÁRIO PARA ELIMINAR O NITROGÉNIO. AS BAIXAS CONCENTRAÇÕES, EMBORA SE MANTENHAM DURANTE UM MAIOR PERÍODO DE TEMPO, NÃO SERÃO TÃO EFICAZES
Convulsões
Se um mergulhador apresenta convulsões, deve retirar a fonte de oxigénio e avaliar o ABC. Quando as convulsões tiverem parado, reinicie a administração de oxigénio o mais rápido possível, assim que terminar o ABC. As convulsões que se dão à superfície, durante a administração de oxigénio, não se devem á intoxicação pelo oxigénio mas sim provavelmente são a manifestação de hipóxia cerebral.
Nunca deixe o mergulhador acidentado sozinho ou sem assistência durante a administração de oxigénio.
Hidratação dos Mergulhadores
Recomenda-se que sejam fornecidos líquidos para os mergulhadores que se encontram conscientes, orientados e que não apresentem sintomas de vómito. Neste caso a água é o líquido mais indicado pela sua rapidez de absorção, poder hidratante e baixo risco de indução de vómito.
NORMAS DE SEGURANÇA PARA O OXIGÉNIO – ADVERTÊNCIAS
- Use o oxigénio só em áreas bem ventiladas.
- Apague todas as chamas antes de o usar.
- Nunca misture o oxigénio com produtos inflamáveis, como os derivados dopetróleo. A mistura destes materiais pode provocar combustão espontânea napresença de grandes concentrações de oxigénio.
- Pratique com frequência os primeiros socorros, RCP e as técnicas deadministração de oxigénio.