As Componentes de um Fato Seco
AS VÁLVULAS
A montagem da válvula de fato seco é uma parte essencial do fato seco, portanto, deve ser tida em consideração em grande medida ao fazer comparações entre diferentes fatos secos.
São feitos de materiais plásticos com algumas partes metálicas (partes metálicas), e em alguns casos podem ser completamente metálicos, dependendo da qualidade.
Os fatos secos podem ser equipados com dois tipos de válvulas:
- Extração ou Purga, que podem ser de fluxo constante ou purga regulável manual ou automática.
- Auxiliares que são válvulas de extração normalmente localizadas nos tornozelos.
- Insuflação, que podem ser classificadas em dois grupos principais, fluxo constante ou fluxo regulado.
As válvulas de fluxo constante fornecem um caudal de ar fixo e devem serequipadas com uma válvula de purga automática. No caso de válvulas de fluxo regulado, é o próprio mergulhador que, através de um botão de inflação, regulará a quantidade de ar introduzido no fato seco.
As válvulas de purga também podem ser classificadas em dois grupos principais, automático e manual. No caso de válvulas manuais, é o próprio mergulhador que controla quando e quanto queresvaziar o fato, enquanto que no caso de válvulas automáticas, o mergulhador pode ajustar aquantidade de ar ou pressão a libertar de uma pequena sobrepressão na válvula, de modo a que esta se abra automaticamente e perca a quantidade necessária de ar ou pressão.
As válvulas de purga estão equipadas com um sistema de retenção de água para evitar que a água entre no fato durante as operações de descarga.

A ESTANQUICIDADE DO COLAR E DOS PUNHOS
Estes são os elementos que vedam o fato ao corpo e proporcionam o aperto desejado. Estão localizados no pescoço, nos pulsos e por vezes nos tornozelos.
Nos fatos de neoprene estes elementos são geralmente feitos de neoprene liso ou micro-poroso ou combinações de látex e neoprene micro-poroso ou liso (misturados). Nos fatos de tela podem ser feitos de borracha, látex ou silicone, dependendo da qualidade e preço do fato.
O látex é o material mais flexível, mas é também o mais delicado, é o material que mais se ajusta e adere à pele, proporcionando o mais alto grau de estanquicidade. No outro extremo está a impermeabilização do neoprene, que geralmente fecha pior, e que por vezes poderá deixar entrar alguma água.
Os vedantes de látex e silicone embora mais delicados, oferecem a vantagem de serem fáceis de substituir diretamente pelo mergulhador.
AS LUVAS
As luvas húmidas convencionais, mais ou menos grossas, podem ser usadas com um fato seco, ou luvas específicas para fatos secos, com dois modos diferenciados básicos, luvas impermeáveis ou luvas com anéis/aros.
As luvas com vedações são feitas de materiais dervados do plástico, como os fatos, e são acabadas com um punho para caber no pulso. É extremamente importante que os vedantes do braço e da luva sejam sobrepostos ou que seja colocado um tubo para unir o interior do fato e o interior da luva, para evitar o efeito de vácuo da luva devido ao aumento da pressão exterior.
No caso de luvas com anéis, a luva tem um anel na zona do pulso que é preso a outro anel no punho do fato através de um sistema de encaixe, de modo a que o braço e a mão fiquem perfeitamente estanques.
AS MEIAS E BOTAS
São normalmente parte integrante do fato, embora alguns modelos tenham um vedantes no tornozelo e possam ser utilizados com as habituais meias e botas humidas.
Basicamente, existem dois tipos de acabamento do pé, botas com sola mais ou menos rígida ou meias de neoprene sem sola. O sistema é muito fácil de calçar e descalçar, por isso pode mergulhar com as botas e barbatanas ajustáveis ou com meias e barbatanas de pé fechado, como normalmente mergulharia com um fato convencional.
Se o fato seco tiver meias de neoprene, irá necessitar de calçar umas botas de mergulho de tamanho adequado. Caso o fato apresente uma bota incorporada, poderá existir ainda um sistema de precinta que deverá ser apertado de forma a impedir que o ar excessivo nos seus pés.
OS GORROS
Os gorros podem vir integrados ou separados do fato seco.
Os gorros integrados têm a vantagem de proporcionar uma maior protecção térmica,mantendo a área do pescoço perfeitamente isolada e livre de infiltrações de água. Por outro lado, poderá ser mais dificil de vestir corretamente e se mal encaixado irá entrar água para dentro do fato.
Os fatos secos com o gorro separado facilitam a colocação do colar estanque no local correto do pescoço que depois levam a colocação do gorro por cima do vedante do pescoço. Estes gorros são geralmente mais compridos do que os gorros convencionais e podem ter um peitoral, de modo a poderem ser fixados ao fato de várias maneiras.
Os gorros podem ainda ter orifícios de drenagem para evitar a acumulação de ar na parte superior. Estes furos estão dispostos em duas camadas de tecido de modo a que quando o ar sai a água não penetre para dentro do gorro.
O FECHO
É um dos principais elementos do fato seco e, juntamente com o colar e os punhos, formam o sistema de vedação do fato seco.
Devem ser elementos robustos e resistentes. Actualmente são fabricados em duas qualidades muito diferentes, materiais metálicos ou sintéticos, sendo os metálicos os mais resistentes e recomendáveis no momento, embora o seu preço seja mais elevado.
O fecho nos fatos secos pode ser colocado de várias maneiras, dependendo do modelo, sendo as mais comuns as seguintes:
- Nas Costas
- Frontais de Ombro a Ombro
- Frontais em Diagonal do Ombro à Cintura
NAS COSTAS
Este é o sistema mais utilizado tanto para fatos secos como semi-secos. O fecho está localizado nas costas entre os dois ombros, o que o torna praticamente livre de torção. Uma variante deste sistema é o sistema cotovelo a cotovelo, tornando a mobilidade mais difícil devido ao fecho de correr sofrer uma maior torção à altura do ombro, o que pode encurtar consideravelmente a sua vida útil do fecho de correr. Neste sistema precisa de ajuda para o fechar e abrir devidamente o fecho.

FRONTAL DE OMBRO A OMBRO
Normalmente começa no ombro e termina no outro ombro, realizando um percurso semi-circular. É um sistema confortável para vestir e pode ser fechado pelo próprio mergulhador, mas o comprimento do fecho e o facto de estar na zona dos ombros, normalmente fica por debaixo das alças do colete ou do arnés.

FRONTAL EM DIAGONAL DO OMBRO À CINTURA
É normalmente disposta do ombro para a anca. É um sistema confortável que cada vez mais é adoptado pelos fabricantes de fatos secos de tela / trilaminados. São fáceis de vestir e pode ser fechado pelo mergulhador sem necessitar de ajuda.
