Ambulância para a Evacuação
Ambulância para a evacuação significa neste caso PREPARAR EVACUAÇÃO
Uma vítima duma lesão ou de uma doença grave deve ser hospitalizado o mais rapidamente possível para ser submetido a tratamento adequado.
As vítimas de um ACIDENTE DE DESCOMPRESSÃO ou de uma SOBREPRESSÃO PULMONAR para além do tratamento médico, têm que ser tratados, se tal for aconselhado, numa Câmara Hiperbárica, sendo ideal que o tratamento médico seja feito com o paciente já instalado na câmara para diminuir o intervalo de tempo entre o acidente e a recompressão que pode significar a diferença entre a recuperação total e as sequelas permanentes.
Em caso de acidente deve ser contactado o Número Nacional de Emergência – 112 a quem deve ser participado o tipo de acidente ocorrido para que o atendedor o transfira de imediato para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
É fundamental respeitar as seguintes regras:
- No pedido de socorro deve ser deixado bem claro que se trata de um acidente de mergulho com ar comprimido (ou outra mistura gasosa)
- Deve ser indicado o local do acidente
- A pessoa que está a fazer o pedido de socorro deve responder a todas as perguntas, e nunca deve desligar ou suspender a comunicação enquanto não lhe for dito para o fazer.
- O número do telefone donde está a fazer a chamada deve ser transmitido à pessoa que está no CODU para que, caso sejam necessárias explicações complementares, ela o possa contactar. Por outro lado deverá ficar alguém junto do telefone para atender qualquer chamada que para ele seja encaminhada.
- Os intervenientes no acidente devem ser avisados que os socorros estão a caminho.
- O lugar do acidente deve ser balizado a fim de poder ser localizado mais tarde se necessário.
- Caso seja conveniente, convém enviar alguém ao encontro da ambulância ou outro veículo de socorro o orientar até ao local onde se encontra a vítima.
Dado o profundo desconhecimento da maioria dos clínicos que estão nas Urgências das Unidades Hospitalares, da problemática que envolve e precede um acidente de mergulho, quando a vítima é entregue ao pessoal da ambulância, deverá ser acompanhada por um relatório com a descrição detalhada do acidente e quais os socorros que lhe foram ministrados até à altura da evacuação com a indicação da hora a que foram ministrados.
Para além disso a vítima deverá ser acompanhada por alguém que tenha estado junto dele aquando do acidente, o “companheiro de mergulho”, para poder explicar ao médico como o acidente sucedeu e o que foi feito para estabilizar a situação e eventualmente ser submetido a tratamento hiperbárico se aconselhável.
O material da vítima deve manter-se guardado sem ser desmontado para poder ser analisado caso venha a ser solicitado.