Lesson 1, Topic 1
In Progress

Administração da Emergência

Administrar significa neste caso, DIRIGIR ou COORDENAR.

Um “RD” pode ser chamado a dirigir todas as fazes de socorro numa emergência. Nesta situação significa que ele deve ser capaz de controlar a ação com toda a autoridade necessária, de delegar certas funções, de supervisar todas as atividades e de verificar que tudo se está a processar de maneira correta.

Uma vez que o salvamento foi efetuado o “RD” pode deixar a outras pessoas qualificadas (se as houver) o cuidado de administrar os primeiros socorros, enquanto ele assume a supervisão.

Face a tantas coisas a realizar a coordenação pode com efeito constituir a sua função mais importante.

O controlo da situação é um ponto essencial. A confusão, os gritos, a vontade de todos quererem ajudar são situações absolutamente previsíveis que têm a todo o custo de ser evitadas devendo todos os esforços disponíveis serem orientados com autoridade para a sua melhor aplicação devendo todos aqueles que não são úteis ser afastados do local para permitir boas condições de trabalho a quem está a socorrer a vítima.

Uma das suas primeiras tarefas consiste a confiar a uma determinada pessoa o resumo do que aconteceu um relatório escrito que poderá vir a ser utilizado mais tarde.
É fundamental que nele seja registada a hora a que ocorreu o acidente, quais os primeiros socorros que foram aplicados e os detalhes do acidente.

Este relatório deverá conter os nomes, moradas e telefones das testemunhas, abstendo-se de registar declarações escritas.

A organização da emergência não termina com a entrega do acidentado à equipa de evacuação que o vai conduzir ao estabelecimento de saúde para tratamento posterior. O seu equipamento de mergulho (que continua montado) deve ser enviado às autoridades competentes. Uma descrição completa do acidente, referindo todas as anotações dadas pelos que tomaram parte no salvamento, deve ser redigida enquanto todos os detalhes estão presentes na memória.

Os parentes do acidentados devem ser avisados do sucedido.

DEVERÁ SER ENVIADO UM RELATÓRIO DETALHADO DO ACIDENTE À COMISSÃO MÉDICA DA FPAS E FEITA UMA PARTICIPAÇÃO ÀS AUTORIDADES.

Todos estes procedimentos a seguir ao acidente são muito importantes por razões que mais tarde poderão ser necessárias e que na altura do acidente não nos parecem evidentes.