Adaptação dos Standards
Estes standards de formação são requisitos e orientações mínimas para a realização dos programas de treino para obtenção das várias certificações de mergulho. No entanto, o sistema de certificação CMAS permite que os comités técnicos de cada nação possam adaptar os standards e programas de acordo com a legislação em vigor em cada país, especificidades geográficas, entre outros parâmetros.
Desta forma o Sistema de Formação Internacional CMAS permite que:
- Os standards dos cursos sejam adaptados à realidade Portuguesa.
- O instrutor possa criar para cada mergulhador uma carreira e treino individualizado de acordo com as necessidades e exigências pessoais.
- Uma escola de mergulho CMAS possa desenvolver um modelo de ensino e treino adicional de mergulho, barato, intensivo e de duração adaptável, que satisfaça as exigências do mergulhador.
- Os custos associados aos conteúdos pedagógicos de suporte à formação sejam reduzidos, sendo atrativo do ponto de vista comercial.
- Cada país apresente padrões de segurança adaptados à sua realidade, através da supervisão dos seus instrutores qualificados.
- Se desenvolva um modelo de clube, com treinos regulares dos mergulhadores associados à escola, de forma a obterem as suas certificações de mergulho através de um formato de formação e treino contínuo.