Atividades no Mergulho Noturno

Existem diversas razões para efetuar um mergulho noturno, podendo agrupá-las em cinco grandes áreas:
CURIOSIDADE NATURAL
A observação de algo diferente e a perspetiva da descoberta da escuridão.
OBSERVAÇÃO DA VIDA AQUÁTICA
À noite, a fauna e a flora têm uma atividade bastante diferente do que durante o dia. Alguns estão mais ativos (ex: congro, lagosta, pólipos de alguns organismos marinhos,…), outros encontram-se num estado de sonolência, o que facilita a sua observação.
NOVO OLHAR SOBRE SÍTIOS CONHECIDOS
O mergulho noturno dá-nos uma nova razão para visitarmos sítios já nossos conhecidos durante o dia, pois teremos uma perspetiva completamente diferente.
MAIS OPORTUNIDADES DE MERGULHO
Para alguns, mergulhar à noite é a grande hipótese de poder desfrutar do seu desporto durante a semana pois não interfere com os seus horários laborais.
COR
Como sabemos, as cores têm ondas de frequência diferentes entre si, por isso vamos perdendo a visibilidade de algumas com o aumento da profundidade. À noite, com a luz da lanterna, vemos todas as cores que perdemos no mergulho diurno.
Várias atividades saem beneficiadas com o mergulho noturno. A fotografia subaquática, em especial, é bastante enriquecida, devido à atividade exclusivamente noturna de algumas espécies.
Como já foi mencionada, a vida aquática noturna é bastante distinta da diurna, devido ao seu comportamento, tornando a sua observação uma experiência única. Um exemplo é o plancton microscópico, que se pode visualizar de lanterna apagada (com a vista habituada à escuridão) e movimentando a mão, fazendo com este procedimento aparecer inúmeros pontos luminosos provenientes do plancton (efeito de bioluminescência).

A CMAS tem o curso da especialidade CMAS Night Diving onde poderá explorar a vida subaquática nocturna.
