Lesson 1, Topic 1
In Progress

A Torneira

Antes de iniciar a leitura deste capítulo aconselhamos a leitura do Módulo 4 – O Escafandro Autónomo, do curso CMAS One Star Diver.

A torneira deve enroscar na garrafa sem esforço até se fazer um aperto eficaz mas suave, pois a vedação é conseguida não pela força do aperto, mas pela junta tórica. Quando se substitui uma torneira, deve prestar-se o máximo de atenção aos tipos e passos da rosca, quer da torneira quer da garrafa, para evitar acidentes graves que podem acontecer se não houver este cuidado.

Alguns fabricantes colocam um orifício na rosca que entra na garrafa, antes da junta tórica. A sua finalidade é permitir a saída controlada do ar em caso de, por descuido, se começar a desapertar a torneira de uma garrafa que se encontra com ar sob pressão, o que tem já provocado acidentes com alguma gravidade.

As torneiras para garrafas com pressão de serviço de 300bar ou superior são exclusivamente do sistema DIN e têm uma sede mais funda do que as torneiras para 220bar. Isto torna impossível utilizar por engano um regulador para 220bar numa garrafa de 300bar, uma vez que, ao abrir a torneira, o ar escapa-se, pois a rosca DIN do regulador para 220bar é mais curta e não veda na sede da torneira.

FUNCIONAMENTO


Neste tipo de torneira, a válvula está colocada numa peça que enrosca no interior do corpo da torneira. Esta peça é comandada por uma haste em que uma das extremidades encaixa numa fenda nela existente (tipo chave de fendas), estando a outra extremidade solidária com o manípulo da torneira.

Este tipo de montagem impede que a pressão do ar atue diretamente sobre a haste de comando da torneira, reduzindo o atrito entre os filetes da rosca, permitindo assim um movimento suave da mesma ao fechar e ao abrir. Para além desta vantagem, também permite desmontar o sistema de comando sem ser necessário descarregar a garrafa, pois a válvula fica sempre retida na sede do corpo da torneira.

Noutros modelos de torneira, a haste tem no extremo oposto ao do manípulo uma fenda igual à existente na peça onde está a válvula, sendo o acoplamento feito por uma peça isolada.

NÃO SE DEVE INSTALAR TORNEIRAS DE 300BAR EM GARRAFAS COM PRESSÃO DE SERVIÇO DE 200BAR, POIS PODE INDUZIR EM ERRO QUEM VAI FAZER O ENCHIMENTO E PROVOCAR UM ACIDENTE