A Máscara com Válvula Inspiratória a Pedido

A válvula desta máscara tem um regulador a pedido semelhante ao segundo andar de um regulador de mergulho. Quando um mergulhador acidentado começa a respirar oxigénio através desta máscara o regulador fornece oxigénio a 100% ao acidentado desde que a máscara se encontre hermeticamente colocada.
Com este sistema o oxigénio só fluí quando o mergulhador inspira e, a fonte de oxigénio durará muito mais tempo de que num sistema em fluxo constante. Idealmente a máscara anatómica deverá ser transparente e permitir uma boa aplicação em diferentes tipos de cara. Se não se conseguir uma aplicação hermética pode-se alternativamente utilizar a máscara de bolso.
As máscaras transparentes permitem aos socorristas verificar se as vias respiratórias aéreas estão desobstruídas e comprovar que a respiração se está a efetuar de uma maneira correta.
UTILIZAÇÃO DA MÁSCARA COM VÁLVULA INSPIRATÓRIA A PEDIDO
- Explique ao mergulhador acidentado que o oxigénio é benéfico para ele, que não dói, e que não é prejudicial para a sua saúde e que está habilitado a ministrar oxigénio Diga-lhe: “Isto é oxigénio e pode fazer com que melhores. Posso efetuar a sua administração?”. Se o mergulhador acidentado está inconsciente assuma que ele lhe deu autorização e efetue a administração.
- Prepare o equipamento. Este deve estar completamente montado.
- Uma vez obtida a autorização do mergulhador, ponha-lhe a máscara, de uma maneira adequada, sobre o nariz e a boca.
- Diga ao acidentado para, respirar com normalidade com a máscara salientando que o dispositivo é similar a um regulador de mergulho.
- Diga-lhe que agarre na máscara de forma a esta se manter bem acoplada.
- Quando estiver a utilizar este sistema o caudalímetro de fluxo constante deve encontrar-se na posição “off” (desligado).
- Enquanto presta atenção ao mergulhador e ao manómetro de pressão do oxigénio:
- Controle o regulador verificando que este abre em cada inspiração;
- Verifique que a máscara fica embaciada durante a expiração e que recuperaa transparência durante e inspiração;
- Observe se o tórax do acidentado expande-se durante as inspirações e baixadurante a expiração;
- Oiça o ar expirado.