Lesson 1, Topic 1
In Progress

A Luz e o Som no Meio Subaquático

O Olho Humano


O olho humano está adaptado para a visão no meio aéreo. Os raios luminosos provenientes do objeto viajam pelo meio aéreo, passam através da pupila, atravessam o cristalino (meio aquoso) e vão formar uma imagem focada sobre a retina, daí sendo levada uma imagem nítida ao cérebro através do nervo óptico.

Quando mergulhado na água, os raios luminosos provenientes do objeto viajam pelo meio aquático penetrando através da pupila, atravessam o cristalino (meio aquoso) e vão formar a imagem atrás da retina (desfocada), pelo que a imagem levada ao cérebro através do nervo óptico se apresenta difusa.

Como se escreveu no Módulo 2 – Equipamento de Mergulho Autónomo, a função da máscara é evitar esse inconveniente, colocando uma camada de ar entre o meio aquático e o olho. Assim, os raios luminosos, ao atravessarem esse meio aéreo e o cristalino, vão formar uma imagem focada sobre a retina, que, deste modo, se apresenta nítida.

refRação


A refração ocorre quando os raios luminosos sofrem um desvio na passagem do meio aquático (onde se encontra o objecto) para o meio aéreo (dentro da máscara) e o objecto parece maior e mais perto do mergulhador.

Absorção da Luz


Outro fenómeno que se verifica é o da absorção da luz. Os raios luminosos ao penetrarem na água sofrem uma perda rápida da sua intensidade luminosa. Esta perda deve-se não só à absorção pela água, mas também à difusão causada pelas partículas que se encontram em suspensão. No mar, em média, a luz é cerca de 40% a -1 metro, 14% a -10 metros, 7% a -20 metros e apenas de 1,5% a -40 metros.

Em simultâneo com esta extinção progressiva, produz-se um outro fenómeno, que faz modificar a composição espectral da luz e provoca uma alteração das cores. Na verdade a água comporta-se como um filtro que absorve progressivamente as radiações que compõem o espectro solar. Primeiro são absorvidos os comprimentos de onda mais longos (infravermelhos, vermelhos, etc.) e por fim os comprimentos de onda mais curtos (verde, azul).

Sem partículas e matéria orgânica em suspensão
Com partículas e matéria orgânica em suspensão


SOM E ALTERAÇÕES NA AUDIÇÃO


Tal como o olho, o ouvido humano está adaptado para a audição no meio aéreo, podendo captar sons entre as frequências dos 20 e os 20 000 ciclos.

No meio aéreo, a velocidade de propagação do som é de 340m/seg. à temperatura de 8ºC, e os sons de baixa frequência (sons graves) atingem maiores distâncias que os de alta frequência (sons agudos).

Graças ao afastamento dos dois ouvidos (cerca de 20cm), o desfasamento temporal com que o som é detectado por cada um deles é transmitido ao cérebro, o que nos permite saber de imediato qual a direção da sua origem.

Na água, à mesma temperatura de 8ºC, a velocidade de propagação do som é de 1435m/seg, mais de quatro vezes a velocidade de propagação no ar. Em águas com temperatura mais elevada, esta velocidade é ainda maior, atingindo os 1500m/seg. Nestas condições, o desfasamento de tempo com que o som é detectado por cada um dos ouvidos é demasiado curto e o cérebro tem grande dificuldade em avaliar a direção da origem do som.

É por isso que o som parece chegar ao mergulhador de todas as direções, particularmente se for de baixa frequência, como os sons graves produzidos pelo hélice de um motor pouco rotativo, que começam a ouvir-se a grande distância. No caso dos sons graves, na melhor das hipóteses, consegue ter-se a noção de aproximação ou afastamento da fonte sonora, devido ao aumento ou diminuição de intensidade do som, conforme a situação verificada.

Se o som tiver uma frequência muito elevada (sons agudos produzidas pelo hélice de um motor muito rotativo) já começa a ser possível referenciar a direção da origem do som, mas neste caso o som começa a ser ouvido quando já está bastante mais perto, com o inconveniente de ser produzido por um barco rápido.

Perante esta situação o mergulhador deve ter cuidados especiais quando ouve um som durante a subida, pois pode arriscar-se a ser abalroado por uma embarcação que se aproxime, sobretudo se for uma embarcação rápida.