A Instrução Prática
Sendo o mergulho uma atividade física que, dadas as suas características, obriga ao conhecimento e o saber executar de técnicas específicas dado o ambiente subaquático onde é praticada, a componente prática de ensino é de fundamental importância para o aluno, futuro mergulhador.
Para além da componente teórica do curso existe a componente prática dividida em dois tipos de sessões:
- Sessões em Águas Confinadas ou em Piscina
- Sessões em Águas Abertas ou no Mar
Ainda que sessões de águas confinadas, dentro de certos requisitos, também possam ser ministradas no mar, é muito mais cómodo e seguro quer para o aluno quer para o instrutor que os primeiros exercícios de aprendizagem sejam realizados em piscina.
É na piscina que o instrutor vai avaliar o progresso do aluno na execução dos exercícios básicos podendo a todo o momento corrigi-los até que o aluno atinja o grau de perfeição e de automatização exigido, para mais tarde voltar a praticá-los no mar.
Para todos os programas de formação a CMAS Portugal desenvolveu materiais pedagógicos de apoio ao Instrutor de forma a que os objetivos sejam assegurados ao longo de todas as sessões práticas em águas confinadas e abertas.
Em anexo a este Módulo poderá encontrar esses materiais pedagógicos de apoio ao instrutor para o curso CMAS One Star Diver:
- Placas 6 Sessões em Águas Confinadas
- Placas 4 Sessões em Águas Abertas
- Placa One Star Diver – Objetivos Pedagógicos em Águas Abertas