A Gestão e Controlo do Mergulho
Enquanto que a o termo gestão está intimamente relacionado com os aspetos logísticos do mergulho, desde a recepção dos mergulhadores à reunião final (debriefing), passando pela sua avaliação, organização dos grupos, planificação do mergulho e reunião inicial (briefing), o controlo é, provavelmente, a função mais importante que o mergulhador CMAS Three Star Diver desempenha na sua qualidade de GM.
No controlo do mergulho, podemos considerar quatro aspectos que lhe são intrínsecos:
- Preparação
- Comunicação
- Postura
- Capacidade de identificação dos problemas
Por preparação entende-se os conhecimentos teóricos, técnicos, práticos e logísticos que o mergulhador CMAS Three Star Diver deve possuir para poder desempenhar com eficiência as suas funções de GM.
Relativamente à comunicação é de extraordinária importância que ela seja simultaneamente o mais clara e o mais pormenorizada possível entre o GM e o mergulhador, pois dela depende o bom resultado de toda a organização de mergulho e do mergulho em si.
Por postura entende-se a forma como o GM se posiciona fisicamente face ao grupo de mergulhadores, de modo a despertar o interesse pelos assuntos que está a expor mantendo a atenção do grupo concentrada na sua exposição.
Finalmente, no que se refere à capacidade de identificação dos problemas, o mergulhador CMAS Three Star Diver deve ter capacidade para prevenir, identificar e reagir a qualquer problema que surja, de modo a evitar que ele se transforme em acidente ou que se instale o pânico no mergulhador.