A Garrafa

Antes de iniciar a leitura deste capítulo, aconselhamos a leitura do Módulo 4 – O Escafandro Autónomo, do curso CMAS One Star Diver.
Em geral, as garrafas para o transporte e armazenamento de gases sob pressão são de dois tipos: soldadas e moldadas numa só peça.
As primeiras, fabricadas pelo processo de estampagem e soldadura, só podem ser utilizadas em pressões até 80bar.
As segundas são utilizadas para pressões superiores a 80bar. Estas garrafas são fabricadas pelo processo de extrusão a partir de um bloco de metal e a espessura do fundo e da ogiva, junto à rosca para a torneira, é superior à espessura das paredes laterais das garrafas.
Durante o fabrico, as garrafas são submetidas a vários ensaios para controlo de vários fatores, nomeadamente a resistência à tração, elasticidade, rebentamento, controlo de espessura, e análises químicas do material.
Após a aprovação, são gravadas no bojo superior da garrafa as seguintes inscrições:
- Marca do fabricante
- Data de fabrico
- Número de série
- Capacidade em litros
- Peso em vazio
- Pressão de serviço
- Pressão de ensaio
- Homologação da EU

Também podem estar gravadas outras indicações, como por exemplo:
- Gás a que se destina
- Tipo de liga
- Tipo de rosca e respetivo passo
Quando a garrafa é submetida a uma prova hidráulica, é gravada a data da prova hidráulica (mês e ano) e a entidade responsável pela prova.
As garrafas devem ser verificadas periodicamente, ou sempre que existam suspeitas sobre a sua boa conservação, por um técnico qualificado.
PROVA HIDRÁULICA
A prova hidráulica é feita por entidades de reconhecida idoneidade, alheias aos fabricantes, no prazo exigido por lei. Depois de retirados os acessórios, decapada e limpa, a garrafa é submetida a diversos testes, tais como:
- Verificação do peso (se a diferença for superior a 5%, a garrafa é inutilizada)
- Medição da espessura das paredes da garrafa (não é aceite uma diferença superior a 10%)
- Avaliação da deformação
Para fazer a avaliação da deformação, a garrafa é cheia com água, que depois é comprimida por uma bomba hidráulica até uma pressão superior pelo menos em 50% à pressão de serviço da garrafa.
Esta prova é efetuada dentro de um recipiente estanque, cheio de água, com um indicador (tubo de vidro calibrado) que permite verificar a deformação que a garrafa sofre durante a prova. Se a deformação permanente que daí resulta for superior a 10%, a garrafa é considerada fora de serviço.