A Comunicação
O saber comunicar é uma habilidade que o instrutor deverá dominar de forma a transmitir o planeamento e cumprir com os objetivos definidos para o curso.
Apesar da comunicação ser um processo humano que todos reconhecem, são poucos os que o conseguem definir satisfatoriamente. Comunicar é falarmos uns com os outros, é a televisão, é divulgar informação, é a forma como nos vestimos, como nos comportamos, como transmitimos informação, enfim pode ser descrita de muitas formas.
O processo de formação é um processo de comunicação sistemático e orientado para a prossecução de objetivos previamente definidos e ajustados ao longo do curso.
De uma forma geral o modelo de comunicação resume-se a:
Quem? -> Diz o quê? -> A quem? -> Em que canal? -> Com que objetivo?
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
O emissor (instrutor) decide qual a mensagem a enviar entre um conjunto de mensagens possíveis.
Esta mensagem é depois transformada pelo emissor (instrutor) num “código” que é enviado através de um canal de comunicação, que por sua vez será descodificado pelo recetor (aluno).
Para que o processo esteja completo, é necessário que exista o retorno (Feedback) de que o recetor (aluno) a descodificou.

Exemplo: Numa aula o instrutor pede aos alunos para se levantarem. Se a comunicação falhar, os alunos permanecem sentados. Se eles se levantarem prova que a mensagem foi recebida e entendida.
Quando na aula codificas pensamentos e ideias numa mensagem, podes usar vários canais e meios de comunicação.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA TRANSMISSÃO DA MENSAGEM
Os meios de comunicação são todas as formas que o emissor (instrutor) irá utilizar para passar a mensagem, de forma codificada, para os recetores (alunos) durante uma sessão teórica ou prática da ação de formação. Existem vários meios que podemos usar para comunicar:
A COMUNICAÇÃO VERBAL
Quando se usa a voz para enviar uma mensagem têm que se ter em conta diferentes fatores.
Deve falar-se suficientemente alto e fluentemente, de forma que os alunos sintam que a mensagem que está a ser transmitida é importante.
As variações de tom da voz durante a mensagem devem ser feitas de maneira a dar mais ênfase a pormenores mais importantes e manter a atenção dos alunos.
- O silêncio ou o murmúrio podem ser entendidos como uma desculpa por estares a fazer perder tempo aos teus alunos com a tua presença.
- Nunca fales para os teus alunos enquanto estás a olhar para o quadro.
A LINGUAGEM GESTUAL
A transmissão da mensagem usando a linguagem gestual pode ser até mais importante que usar a comunicação verbal e pode ser um complemento da voz para fazer chegar a mensagem.
Podemos dividir a linguagem gestual em pequenas partes: Olhos, movimento e gestos.
Através dos olhos podes mostrar confiança olhando os alunos nos olhos e fazê-los sentir que estás a falar diretamente com eles.
- Mover os teus olhos por toda a sala, olhando para todos os alunos. A sala pertence-te!
- Uma pessoa que olha para os seus pés enquanto fala com alguém, nunca conseguirá que a mensagem passe dos pés.
O instrutor deverá mover-se por toda a aula. Não como um caçador, mas mostrando que tem a situação sob controlo. Não deve passar o tempo sentado atrás da mesa pois vai parecer inseguro.
Deve também usar gestos para ilustrar a sua mensagem tendo em atenção que esta linguagem está intimamente ligada à cultura pois se para um grupo de alunos determinados gestos são elucidativos para outro grupo nada lhes transmitirá.
A COMUNICAÇÃO ESCRITA
Temos duas situações distintas de comunicar por escrita:
- Escrever no quadro, como parte da tua lecionação
- Escrever num papel, para entregar aos alunos
A primeira não é apresenta problemas porque nessa situação tem-se a certeza de que os alunos estão a receber a mensagem.
A segunda pode apresentar problemas por não existir um retorno (feedback) e como tal não sabemos se a comunicação funcionou. Imagina por exemplo que escreveste uma nota sobre como usar determinada peça de equipamento de mergulho, e o aluno interpretou mal a mensagem
O DESENHO
A representação é um meio de comunicação ótimo para simplificar aproximações a problemas complexos, e para ilustrar alguma coisa que não foi possível trazer para a aula.
Claro que é sempre melhor apresentar gráficos, organogramas, fluxogramas ou outras
epresentações profissionalmente realizadas ou apresentar o objeto para os alunos verem e tocarem.
OBSTÁCULOS À COMUNICAÇÃO
Quando a mensagem é enviada, esta pode ser afetada pelo “ruído”.
O ruído é algo que é acrescentado à mensagem entre a sua transmissão e a sua receção, e que não é pretendido pelo emissor.
Esta interferência pode ser um som externo que impeça o recetor de estar atento, mas também pode ser uma palavra ambígua, um contexto de comunicação errado, ou outras situações que não têm que ser especificamente sonoras.
São obstáculos ou barreiras à comunicação:


É NECESSÁRIO QUE O INSTRUTOR ESTEJA CONSCIENTE DOS INÚMEROS OBSTÁCULOS QUE SE COLOCAM A UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ, PARA PODER ENCONTRAR FORMAS DE OS ULTRAPASSAR
DESCODIFICAÇÃO
Quando a mensagem chega ao recetor, tem que ser descodificada para ser compreendida por ele.
A descodificação está dependente de vários fatores:
- O Conhecimento do Recetor
- A Atitude do Recetor
O CONHECIMENTO DO RECETOR
Se a diferença entre o conhecimento inicial do recetor e o conteúdo da mensagem for muito grande, descodificá-la vai ser muito difícil.
O instrutor deverá certificar-se que o conhecimento do aluno está adequado à conteúdo da matéria que está a lecionar na sessão teórica ou prática. Alguns fatores como a idade, a experiência pessoal, a sua área profissional e/ou a sua formação académica poderão orientar o instrutor nas estratégias de comunicação a utilizar.
A ATITUDE DO RECETOR
Se o recetor achar que o assunto é irrelevante não prestará atenção e não tentará entendê-lo. Se o recetor se achar com poucos conhecimentos básicos, irá desistir antes de tentar entender. Se o recetor achar que o emissor não é sério ou sensato, não prestará atenção e não tentará entendê-lo.
RETORNO (FEEDBACK)
Para o emissor saber se a sua mensagem foi recebida e entendida pelo recetor, deve enviá-la de forma a que o recetor tenha que reagir de alguma maneira e assim ter um retorno (feedback), o que lhe dá ideia de como a mensagem foi recebida. Se o emissor não tiver retorno acabará por parar de enviá-la.
SABER COMUNICAR BEM IMPLICA
- Conhecer bem o projeto em curso
- Utilizar de forma segura os métodos e técnicos mais adequados em cada momento
- Possuir um bom conhecimento de si mesmo
- Respeitar os outros
Numa ação de formação o comunicador deve começar por apresentar os objetivos e o seu papel de animador.
UM INSTRUTOR É UM ATOR QUE DURANTE UMA SESSÃO DE FORMAÇÃO ESTÁ A REALIZAR A SUA PERFORMANCE
No decurso da mesma, deve envolver ao máximo, o grupo, através da colocação de questões, do relacionamento entre conteúdos, da formulação de análises, interpretações e sínteses, zelando pelo respeito dos limites do plano e dos prazos.
O instrutor nunca deve esquecer-se de que:
RETEMOS CERCA DE
10% do que lemos
20% do que ouvimos
30% do que observamos
50% do que vemos e ouvimos
70% do que dizemos quando conversamos
90% do que dizemos quando fazemos